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MAIS DA METADE DOS CURSOS DA UFPEL AVALIADOS NO ENADE ESTÃO ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

Mais de 1,1 mil alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participaram da última edição do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Foram 40 cursos avaliados.

Desses, 27 tiveram média acima da nacional. Um único curso recebeu nota 5 (a máxima da avaliação): Letras Licenciatura Português-Inglês. A UFPel teve ainda 14 cursos com desempenho nota 4 (veja na tabela abaixo as notas de todos).

O ENADE é aplicado aos concluintes e tem o propósito de aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos seus cursos de graduação e também às suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. A nota final do curso depende de duas variáveis: o desempenho dos estudantes concluintes na Formação Geral e no Componente Específico.

Na avaliação da pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio, a Universidade deve incrementar a sensibilização dos estudantes para a realização do Exame. De acordo com ela, o aluno desempenha um papel importante no processo de avaliação e deve sentir-se parte dele. “O estudante precisa compreender que também é responsável pelo conceito que a Instituição tem. Se o curso não for bem avaliado devido ao pouco interesse pela prova, isso implica na sua credencial enquanto profissional”, pontuou. Para a pró-reitora, dedicando-se ao Exame o aluno valoriza a formação que teve em uma universidade pública e gratuita. Afinal, o conceito impacta no quadro geral das universidades e na maneira como a sociedade vai enxergar o curso. “As avaliações são resultados do nosso envolvimento. Nas visitas in loco, ele é bastante efetivo, mas em relação ao ENADE precisamos avançar mais”, observou. Para a gestora, a UFPel tem um ótimo padrão acadêmico, e a melhoria da qualidade, como busca constante, é construída em conjunto.

Conforme a pró-reitora, os resultados geram um processo de reflexão dos próprios cursos e da Pró-Reitoria de Ensino em relação a estrutura curricular, práticas pedagógicas, processos avaliativos e outros aspectos. Em 2019, adiantou, todas as Unidades Acadêmicas deverão ter um setor de interlocução pedagógica, que estará em diálogo direto com a Coordenação de Pedagogia Universitária da UFPel.

SOBRE O EXAME
O ENADE é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). A avaliação do ENADE tem três instrumentos: dois questionários (Questionário de Percepção sobre a Prova e Questionário do Estudante) e uma prova. O Questionário do Estudante buscou compor o perfil dos estudantes, integrando informações do seu contexto às suas percepções sobre a Instituição de Ensino Superior. A prova apresentou um Componente de Avaliação da Formação Geral, comum aos cursos de todas as Áreas e um Componente Específico de cada Área. Os resultados podem orientar as ações pedagógicas e administrativas da Instituição, uma vez que contribuem significativamente para uma reflexão, interna com vista à melhoria da qualidade do ensino de graduação.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/mais-da-metade-dos-cursos-da-ufpel-avaliados-no-estao-acima-da-media-nacional/