Cursos de Libras vão de opções on-line a presenciais oferecidos principalm..." /> Cursos de Libras vão de opções on-line a presenciais oferecidos principalm..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Língua brasileira de sinais pode ser aprendida gratuitamente

Cursos de Libras vão de opções on-line a presenciais oferecidos principalmente por universidades. Nesta quarta-feira (26) foi celebrado o Dia do Surdo.A Libras, língua brasileira de sinais, é o meio de comunicação utilizado por pessoas com deficiência auditiva ou com deficiência da fala. 

 

É considerada uma língua própria, tendo a língua portuguesa escrita como segundo idioma de quem a estuda. Ter conhecimento e proficiência dessa língua ajuda a pessoa a promover maior inclusão na sociedade.

 

A Libras consiste em uma linguagem baseada em sinais feitos com as mãos, que representam palavras. A expressão facial faz parte desta língua, contextualizando a frase em uma afirmação, interrogação, negação ou exclamação.

 

Segundo Neivaldo Zovico, diretor da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), a língua de sinais foi criada a partir de gestos na Grécia Antiga. Chegou ao Brasil quando Dom Pedro 2º convidou o conde francês E. Huet, que foi o criador das primeiras instituições brasileiras de alfabetização de surdos, como o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), que completou 131 anos nesta quarta-feira (26), Dia Mundial do Surdo. Huet era surdo e foi o responsável por adaptar a língua de sinais francesa aos brasileiros, tornando a Libras parecida com a língua de sinais francesa.

 

Embora praticada desde o século 19 no Brasil, a Libras foi reconhecida oficialmente como língua de sinais brasileira em 2002. O site do Ministério da Educação (MEC) também disponibiliza curso de libras on-line e as inscrições variam por semestre.

 

Os Centros de Apoio ao Surdo (CAS), ligados ao MEC, têm curso de libras gratuito presencial, com mudança de nível a cada semestre. A matrícula deve ser feita presencialmente.

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/14975/Lingua-brasileira-de-sinais-pode-ser-aprendida-gratuitamente