No domingo passado, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) promoveu a primeira aç&ati..." /> No domingo passado, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) promoveu a primeira aç&ati..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
LARANJAL : MORADORES TROCAM LIXO ELETRÔNICO POR FLORES

No domingo passado, a Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) promoveu a primeira ação de educação ambiental no Laranjal, em frente ao Quiosque da Praia. Durante a tarde, frequentadores do balneário puderam trocar lixo eletrônico por mudas de flores, além de tirar suas dúvidas a respeito dos perigos que o descarte irregular representa para o meio ambiente.

As próximas edições da intervenção, que integra o calendário de atividades da baixa temporada do Laranjal, devem ocorrer nos dias 6 de maio e 3 de junho, ou seja, no primeiro domingo desses meses. O material arrecadado será encaminhado para a ONG Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Integral (Ceadi) Planeta Vivo, que reutiliza e recicla itens eletrônicos. Computadores, celulares, baterias, câmeras, televisores, aparelhos de som, lâmpadas fluorescentes e outras sucatas eletrônicas contêm compostos químicos e metais, entre eles ferro, chumbo, cobre e alumínio, prejudiciais ao meio ambiente e para a saúde do ser humano.

Aumentou o número de pessoas que fazem o descarte regular de lixo utilizando os Ecopontos mantidos pela Prefeitura, no Centro, no Fragata e no Laranjal. No ano que passou e nos dois primeiros meses deste, foram recolhidos, em via pública, em torno de 10 mil metros cúbicos de materiais – o que corresponde a aproximadamente 2,5 mil coletoras.  A Secretaria de Serviços urbanos e Infraestrutura (SSUI) informa que a criação de Ecopontos tem a função de eliminar os locais utilizados para descarte irregular de materiais como papelão, plásticos de origem domiciliar, restos de podas e jardinagem, móveis desmontados, resíduos de construção civil, vidros e metais.

DESCARTE

      O morador, ao entrar no Ecoponto, deve se dirigir à coletora correta e destinada ao produto que possui – todas as coletoras têm identificação de qual material recebe. Um funcionário permanece no local apenas para auxiliar, caso haja dúvidas. Cada pessoa poderá descartar 1,5 metro cúbico de material, o que corresponde, em volume, a três caixas d’água de 500 litros, por exemplo.  

ENDEREÇOS

Ecoponto Centro - Avenida Juscelino Kubitschek, nº 3.195 – Funcionamento de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h.  

Ecoponto Fragata - Rua Machado de Assis, nº 285, próximo à Cosac. Funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Ecoponto Laranjal - Rua Bom Jesus, nº 95, no Balneário Valverde. Funcionamento de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/laranjal-moradores-trocam-lixo-eletronico-por-flores/