Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Lar São Luiz Gonzaga recebe projeto de educação ambiental

         O Lar da Criança São Luiz Gonzaga foi a instituição escolhida para receber a primeira edição do projeto Bicho Solto, uma parceria da Secretaria de Cultura (Secult) com a Gestão e Supervisão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/392, que levará atividades educativas aos bairros da cidade. 

          Às crianças de até cinco anos foi apresentado um pouco da fauna e da flora da região para despertar a consciência ambiental. O chefe do Departamento do Livro e Literatura da Secult, Lucio Xavier, diz que o objetivo é criar uma nova relação da população com o meio ambiente, especialmente com as novas gerações, que ruma ao esgotamento dos recursos naturais. Esta também foi uma maneira de descentralizar ainda mais as ações da Cultura. Foi feito um mapeamento dos espaços e recursos humanos e a ação deve ser repetida uma vez por mês em diferentes bairros da cidade.

          O “Bicho Solto” é um dos projetos do “Lugares – Programa de Reflexão, Construção e Formação”, que reunirá ações realizadas ou apoiadas pela Secult. O secretário, Giorgio Ronna, diz que “o programa Lugares não poderia ter iniciado de forma mais apropriada: com educação ambiental para crianças. É uma honra estabelecer esta parceria com o Serviços Técnicos de Engenharia (STE) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Estamos encantados observando a felicidade das crianças aprendendo sobre nosso ecossistema por meio da música e da contação de histórias”.

         O trabalho com as crianças foi feito por meio de contação de história – da qual elas participam ativamente pela repetição, pela encenação e pelas opiniões – e de um show de músicas com temas ambientais, igualmente interativo. O educador ambiental (e contador de histórias) da Duplicação, Gustavo Arruda, diz que o grupo está em Pelotas há seis anos e, inicialmente, eles procuravam os parceiros. Com a consolidação do trabalho as instituições passaram a procurá-los para as parcerias. Eles trabalham com diferentes instrumentos para atingir diferentes públicos, de qualquer idade. No caso das crianças do Lar, foi escolhido o show – com o músico e fotógrafo Solano Ferreira – e a contação de histórias.

Fonte: Prefeitura de Pelotas