A III Mostra de Talentos, promovida pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), envolveu 70 participantes do Programa Jovem Aprendiz ao final da tarde de sexta-feira (30). O auditório Dom Antônio Zattera foi o palco escolhido para apresentações teatrais, de dança, música, canto e fotografia, que reuniram alunos e seus familiares, e a comunidade em geral.
O evento, que contou com a participação de 11 jovens beneficiados pelo Banco de Oportunidades do Pacto Pelotas pela Paz - com vagas de emprego captadas junto a Santa Casa de Misericórdia -, foi prestigiado pela prefeita Paula Mascarenhas. A Mostra de Talentos tem como objetivo mostrar que as atividades extraclasse são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades e potencialidades.
Com esse intuito, ensaios preparatórios para as apresentações foram realizados em paralelo às disciplinas do curso, essenciais ao ingresso no Jovem Aprendiz. O Programa é promovido pelo Ministério do Trabalho e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), focado na formação inicial e conhecimentos para uma atuação proativa na sociedade, além de uma primeira inserção no mercado de trabalho.
A prefeita ressaltou que esta primeira oportunidade, o acreditar no potencial dos jovens pelotenses para a construção de um futuro de mais paz e longe da violência, é parte essencial do projeto desenvolvido pelo governo.
“A sociedade precisa creditar na capacidade e talentos desses jovens, tem que dar oportunidades para que cresçam com segurança. O futuro é construído por essa geração trabalhando, se sentindo fortes, capazes e reconhecidos”, disse Paula.
O representante da UCPel, José Luis Silveira da Costa, agradeceu a parceria da Prefeitura e as atividades desenvolvidas dentro do Pacto Pelotas pela Paz com enfoque na juventude. “É um grande movimento, que deu um salto no apoio às famílias e jovens, trazendo mais segurança, educação e auxílio”, disse.
O coordenador do Banco de Oportunidades, Pablo Salomão, e o presidente do Fórum Municipal de Segurança Pública, Lauro de Melo, também prestigiaram a mostras. A programação contou com 11 apresentações, que podem ser conferidas abaixo:
Banda Instrumental
Peça de Teatro – Vivências entre nós
Prosa e Verso
Peça de Teatro – A reunião dos deuses
Apresentação musical – Velha infância
Apresentação de dança – Perdão
Peça de Teatro – A falsa verdade
Grupo de Dança
Peça de Teatro – Fábulas da Disney
Banda JA
Coral JA
Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/educacao/index.php?noticia=29497