Nos dias 17, 18 e 19 de agosto será realizado em Pelotas o Dia do Patrimônio, que ..." /> Nos dias 17, 18 e 19 de agosto será realizado em Pelotas o Dia do Patrimônio, que ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
INSCRIÇÕES DO DIA DO PATRIMÔNIO VÃO ATÉ 27 DE JULHO

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto será realizado em Pelotas o Dia do Patrimônio, que este ano tem por tema “Pelotas Imaterial: Saberes, Fazeres e Ofícios”.

O evento prevê diversas atividades como visitação guiada a prédios históricos e manifestações artísticas ao ar livre. Interessados em integrar a programação oficial com atividades culturais, apresentações artísticas e demais formas de expressão cultural poderão se inscrever até o dia 27 de julho. O contato deve ser feito pelo e-mail diadopatrimoniopelotas@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 3225-8355 (com Diele).

PATRIMÔNIO IMATERIAL

Entende-se como Patrimônio Imaterial práticas e conhecimentos reconhecidos pelas comunidades como parte de sua cultura. A Secretaria de Cultura (Secult), ao propor este tema, busca reconhecer e valorizar os modos de fazer, os antigos saberes passados através das gerações, as receitas, as crenças, as formas de construir, os oficios tradicionais, a relação entre mestres e aprendizes, celebrando a memória desses agentes históricos que construíram e ainda constroem o Patrimônio Cultural de Pelotas.

Desde o dia 23 de maio, a Secult promove as Conversas do Dia do Patrimônio, encontros que antecedem o evento e abordam assuntos referentes à temática deste ano. Abertas ao público, as Conversas acontecem às quartas-feiras, das 17h às 18h30min, na Secult, que fica no Casarão 2, na Praça Coronel Pedro Osório (esquina com Félix da Cunha e Lobo da Costa).

O DIA DO PATRIMÔNIO é comemorado no Brasil em 17 de agosto, data de nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Iphan, órgão federal de proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. No Uruguai, o dia do patrimônio é comemorado em um fim de semana do mês de outubro, para que todos possam participar. Com estas duas influências, construiu-se o Dia do Patrimônio de Pelotas, onde, em um final de semana próximo à data nacional, uma celebração ao patrimônio histórico e a cultura pelotense se espalha pela cidade, levando às mais diversas formas de expressão para a população, com o objetivo de despertar novas reflexões e mais diálogo.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/inscricoes-do-dia-do-patrimonio-vao-ate-27-de-julho/