Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Idemar e Morales visitam Aeroclube de Pelotas

    O prefeito em exercício, Idemar Barz, e o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Paulo Morales, visitaram as dependências do Aeroclube de Pelotas, na tarde desta sexta-feira (28), a convite da nova diretoria, que busca reativar a entidade filantrópica nos próximos meses e promover em agosto um evento em comemoração aos 70 anos da Aviação Agrícola no Brasil, e pede o apoio institucional da prefeitura, sobretudo para serviços de limpeza e divulgação. “Entendemos a importância que uma escola de formação como o Aeroclube tem para a cidade de Pelotas. Vamos analisar o pedido, junto à Procuradoria Geral do Município (PGM), e estudar de que forma a prefeitura pode ajudar”, adiantou Idemar.

    O Aeroclube de Pelotas é considerado um dos quatro mais antigos do Brasil. Com sede junto ao Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, está desativado há mais de quatro anos e terá que passar por reparos (telhado, forro, troca de janelas e portas, recuperação do piso, pintura, etc.) para poder reabrir. “Já conseguimos doações de quase todo o material necessário e estamos providenciando a documentação para obter a liberação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nos próximos meses”, antecipa o atual presidente, Danilo Pereira. 

    Maurício Amaral Lampert, secretário do Aeroclube, recorda que o primeiro voo agrícola do Brasil foi realizado em Pelotas, há quase 70 anos, no combate a uma praga de gafanhotos. Para celebrar a data, a diretoria prepara um grande evento que deve contar com espetáculo aéreo na praia do Laranjal do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), a Esquadrilha da Fumaça, participação de aeroclubes da região e exposição de aeronaves.

    Além de formar pilotos e profissionais para a aviação civil (atualmente é preciso ir a outros municípios para realizar as horas de voo exigidas pelos cursos), a nova diretoria quer aproximar o Aeroclube de Pelotas da sociedade, promover eventos e projetos para que estudantes de escolas públicas e pessoas da periferia tenham acesso às aeronaves.

    Atualmente, o Aeroclube conta com três aeronaves próprias, sendo que duas delas vão passar por reparos e manutenção patrocinados por “padrinhos”. A visita foi acompanhada pelo superintendente do Aeroporto Internacional de Pelotas, Francisco Camejo.    

Fonte: Prefeitura de Pelotas