Dos atuais 31 deputados federais gaúchos, 19 obtiveram a reeleição neste d..." /> Dos atuais 31 deputados federais gaúchos, 19 obtiveram a reeleição neste d..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Gaúchos reelegem 19 dos seus 31 deputados federais

Dos atuais 31 deputados federais gaúchos, 19 obtiveram a reeleição neste domingo, o que representa uma renovação de 38%. O PT, que elegeu oito parlamentares em 2014, viu sua bancada encolher para cinco cadeiras nesta eleição. Ainda assim, continua como a maior bancada entre os deputados federais gaúchos, seguido pelo MDB e pelo PP, com quatro cada um. Tanto emedebistas quanto progressistas, que contavam com cinco cadeiras após a eleição de 2014, perderam um parlamentar cada. Um caso simbólico é o do deputado Darcísio Perondi, eleito em 2014 para o sexto mandato com 109 mil votos, desta vez fez 38 mil, ficando de fora da Câmara.

 

O PDT manteve o mesmo número de cadeiras: três. Já o PTB viu sua bancada cair de três para dois deputados. O PSB manteve duas cadeiras, tendo como novidade a presença de Liziane Bayer, hoje deputada estadual. O PRB continua contando com uma cadeira, a exemplo dos últimos quatro anos. O PSol, que não tinha representantes gaúchos no Congresso, elegeu uma parlamentar – a vereadora da Capital Fernanda Melchionna. O PR reelegeu Giovani Cherini, que em 2014 havia conquistado uma cadeira pelo PDT.

 

Alguns partidos vão representar o Rio Grande do Sul pela primeira vez no Congresso. O caso mais expressivo é o do PSL, sigla do presidenciável Jair Bolsonaro, que elegeu três parlamentares. O partido surpreendeu ao obter uma soma de 436 mil votos para deputado federal no Rio Grande do Sul, o que representa 7,5% do total. O Novo, em sua primeira eleição para deputado federal, ganhou um assento na bancada gaúcha pela primeira vez ao somar 436 mil votos no total entre os eleitores do Estado.

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/15017/Gauchos-reelegem-19-dos-seus-31-deputados-federais