Na manhã de hoje (27), funcionários da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Latic&iac..." /> Na manhã de hoje (27), funcionários da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Latic&iac..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Funcionários da Cosulati paralisam atividades em protesto a atrasos salariais

Na manhã de hoje (27), funcionários da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios Ltda. (Cosulati), com sede no Capão do Leão, paralisaram suas funções, como protesto aos atrasos salariais e relações internas com a direção. A paralisação começou na primeira hora da manhã, mas a equipe retornou aos postos antes do horário de almoço, após negociar com a direção.

 

De acordo com a funcionária e diretora do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Cooperativas da Alimentação de Pelotas, Adelina Macedo, os trabalhadores decidiram voltar às suas funções principalmente pelo comprometimento com o leite da cooperativa, que tem grande estoque em armazenamento. Segundo a Adelina, o acordo firmado com a direção foi uma conquista inédita na história da Cosulati: os funcionários poderão participar amanhã da Assembleia de associados, direção e produtores, ocasião da qual não são incluídos pelo protocolo. 

 

 

 

"Todo mês atrasa. Chega o fim do mês e a gente fica sem saber se terá dinheiro na conta ou não. Essa gestão, há um ano, se comprometeu em pagar em dia e depositar o Fundo de Garantia e ainda não cumpriu. Além disso, a direção nos trata sem diálogo e de forma hostil, em geral. Com esse ato, mostramos que temos força sim e o principal benefício é esse: de estar incluído na assembleia e cobrar uma melhor gestão, em nome da permanência da cooperativa", pontuou a funcionária. 

 

Além disso, foi negociado que os salários referentes ao mês de abril serão depositados até sexta-feira (31). 

 

A assessoria da cooperativa afirmou que o principal motivo das condições de atraso e do quadro financeiro atual são as dificuldades inerentes ao mês de maio, para a produção leiteira. Segundo o órgão, é registrada nesse mês uma produção de 1 milhão e 800 mil litros de leite, o que está bem abaixo da taxa produtiva de mais de 400 milhões de litros dos meses anteriores. 

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/rural/index.php?noticia=31848