A Secretaria de Habitação e Regularização Fundi&aacut..." />     A Secretaria de Habitação e Regularização Fundi&aacut..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Famílias beneficiadas em condomínios são acompanhadas

    A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (SHRF) segue acompanhando as famílias que receberam seus apartamentos nos residenciais Azaleia e Acácia há pouco mais de um mês. Na noite da última segunda-feira (24) as famílias do Azaleia receberam a equipe do Senac, empresa contratada para fazer o trabalho técnico social.

         O encontro desta semana – na sexta-feira (28) será no Acácia – discute economia familiar. Os moradores são orientados sobre planejamento financeiro, como elaboração de planilha de gastos, uso de tarifas sociais de água, luz e IPTU. Enquanto os pais participam das palestras, as crianças têm atividade especial. Por causa da chuva a o tempo foi preenchido com contação de histórias. 

       Pronta para ir para o encontro, Cleusa Vasconcelos da Silva conta que participa de todos os eventos do condomínio, para saber o que está acontecendo e poder opinar. Ela é costureira e, do seu trabalho, depende a manutenção da casa e o sustento das filhas de 13 e 11 anos. E o novo lar já mudou a rotina delas. Ela trabalhava no comércio onde tinha “uma carga horária bem puxada”. 

       Com a demanda dos novos vizinhos, já nos primeiros dias, percebeu que poderia ter uma renda maior com os horários que ela definisse e decidiu deixar o antigo emprego. Com o trabalho no condomínio ela já comprou as camas das filhas e os móveis da cozinha. O contato é feito em um grupo do Whatsapp – o Rolinhos Azaleia – onde os moradores oferecem seu trabalho e procuram por produtos e serviço. Para Cleusa, no momento, a maior demanda é por cortinas. Mas ela faz de tudo. Consertos, bainhas, reformas e roupas de festa, inclusive ternos. 

      Além da demanda dos vizinhos, ela faz lingeries que também são vendidas em lojas. Ela trabalha com tamanhos grandes, um público especial e ainda pouco explorado. E não se resume a calcinhas e sutiãs. “Espartilho, porque gordinha também é sexy. Muita renda, muito preto vermelho e pink”, explica a moradora que conclui “Quem recebe esses apartamentos não precisa acertar na loto”.

Fonte: http://www.pelotas.rs.gov.br/n