Em Pelotas, o Colégio Estadual Cassiano do Nascimento concluiu, neste mês, cronogr..." /> Em Pelotas, o Colégio Estadual Cassiano do Nascimento concluiu, neste mês, cronogr..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Estudantes de Pelotas aprendem sobre Educação Ambiental

Em Pelotas, o Colégio Estadual Cassiano do Nascimento concluiu, neste mês, cronograma de visitas agendadas à praça Modelo – sede do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA). No total, 420 alunos, do 1º ao 9º ano, participaram de atividades dos projetos Prá, Pré, Pri e Conhecer para Preservar, compartilhadas pela equipe com apoio de parceiros e colaboradores.

 

Durante a programação, as turmas conheceram detalhes sobre animais peçonhentos, receberam informações sobre animais silvestres e espécies em extinção, entomologia (insetos), orientação sobre destinação de resíduos sólidos, sobre separação de lixo orgânico e reciclagem, sobre plantas e sua importância, composteira, plástico: contaminação e morte no mar e oceanos, e reciclagem como alternativa, entre outros temas.

 

 

 

O Departamento de Educação Ambiental atua com o diretor Valter Poetsch e com os servidores Viviane Xavier, Giancarlo Madruga Benites e João Carlos de Oliveira Santos no atendimento de visitantes particulares e de escolas agendadas para as atividades oferecidas na praça Modelo.

 

Parceiros e colaboradores

 

A Ecosul, como parceira, participou das atividades com a unidade móvel Educar, disponibilizando o game Uma Viagem Sustentável. O Museu de História Natural da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com animais empalhados, também está inserido nos projetos do Departamento.

 

A programação com os estudantes do Cassiano do Nascimento contou com suporte de diversos profissionais, como a veterinária Soliane Carra Perera, do programa de extensão da Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que abordou Dioctofimatose (parasita) em Cães e Gatos da Região Sul do Rio Grande do Sul. O assunto também esteve a cargo das estagiárias do curso de Veterinária, Nielle Versteg e Victoria Gausmann. A biológa Adrise Medeiros Nunes, servidora da SQA, apresentou a caixa entomológica (insetos) e trabalhou com tema relacionado a sua importância na natureza.  

 

Os biólogos Caroline Nunes Barboza e Fabrício Calçada da Silva, coordenador de projeto no Colégio Gonzaga, encarregaram-se de explicar aos alunos a presença de animais peçonhentos no meio ambiente e suas características, com mostra dos que são conservados no Departamento.

 

O Núcleo de Reabilitação da Fauna Silvestre e o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Nurfs/Cetas) da UFPel foram parceiros para aplicação dos projetos Prá, Pré, Pri e Conhecer para Preservar, com a participação da estudante de Biologia Carolina Calegaro, da bióloga Greici Maia Behling e do biólogo Marco Antônio Afonso Coimbra. 

 

Os temas Importância dos Resíduos Sólidos, Plásticos: Contaminação e Morte no Mar, e Vermicompostagem foram abordados pelos servidores do próprio Departamento de Educação Ambiental, respectivamente, João Carlos de Oliveira Santos, ecólogo Giancarlo Madruga Benites e engenheira-agrônoma Viviane Carret Xavier

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/educacao/index.php?noticia=28491