Na sexta-feira diversas homenagens foram realizadas durante a 87º Festa de Nossa Senhora ..." /> Na sexta-feira diversas homenagens foram realizadas durante a 87º Festa de Nossa Senhora ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Encontro de Iemanjá e Navegantes emocionou os fiéis

Na sexta-feira diversas homenagens foram realizadas durante a 87º Festa de Nossa Senhora dos Navegantes (católicos) e da 61º Festa de Iemanjá (Umbanda), esta considerada a rainha das águas por religiões africanas. Apesar do forte calor, centenas de pessoas prestigiaram as atividades.

Pela manhã, católicos se reuniram para celebrar uma missa na Comunidade de Nossa Senhora de Navegantes, na Colônia Z-3. À tarde, a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul, garantiu a segurança na água durante a procissão, que levou a imagem da Santa da Colônia Z-3 até o cais do Porto.

Os devotos de Iemanjá seguiram na sexta as homenagens que se iniciaram na noite de quinta-feira. À tarde, eles acompanharam a saída da Santa em direção às águas e jogavam presentes, como forma de prestar homenagem e pedir proteção.

Às 16h, ocorreu um dos momentos mais marcantes: as embarcações da procissão marítima para as homenagens dos católicos para Nossa Senhora dos Navegantes foram recepcionadas por umbandistas que carregavam a imagem de Iemanjá, proporcionando um emocionante encontro entre as santas, cena assistida por centenas de pessoas.

A Festa de Iemanjá é organizada pela Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros. A de Navegantes, pela Paróquia Santo Antônio e Paróquia Sagrado Coração de Jesus, ambas com apoio da Prefeitura. Guardas Municipais e Agentes de Trânsito atuaram em ambos os eventos para garantir a segurança dos devotos.

Umbandistas festejam Iemanjá

Por volta das 22h30min, a imagem de Iemanjá chegou, pela Lagoa dos Patos, às tendas que foram montadas na orla do Prazeres, em frente à gruta

Integrantes de Centros Espíritas de Umbanda (CEUs) e devotos participaram na quinta-feira, da 61ª Festa de Iemanjá, evento anual promovido pela Federação Sul-Riograndense de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros, no Balneário dos Prazeres.

Por volta das 22h30min, a imagem de Iemanjá chegou, pela Lagoa dos Patos, às tendas que foram montadas na orla do Prazeres, em frente à gruta da santa.

A secretária de Governo, Clotilde Victória, representou a prefeita Paula Mascarenhas durante a cerimônia e salientou o apoio do governo às festividades.

“É uma honra e um grande privilégio poder participar das homenagens à Iemanjá, especialmente após a assinatura da lei que torna a gruta um patrimônio cultural e religioso do Município”, destacou Clotilde.

Desde cedo, os fiéis permaneciam em frente à gruta, onde prestaram homenagens e ofertaram as oferendas na lagoa.

Também participaram da abertura da Festa, o presidente da Federação, Joabe Bohns; o secretário de Cultura, Giorgio Ronna; o vereador Ademar Ornel (DEM); representantes da Prefeitura e da Federação de Umbanda.

Além de disponibilizar as tendas e sonorização do evento, a Prefeitura fez a limpeza do espaço ao longo de toda a semana através das equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura. Guarda Municipal (GM), agentes de Trânsito e Brigada Militar (BM) fizeram diversas ações para garantir mais segurança aos participantes da festa. Houve blitz nas vias de acesso ao Balneário dos Prazeres e revista em ônibus e veículos.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/encontro-de-iemanja-e-navegantes-emocionou-os-fieis/