Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Ecoponto do Areal completa um ano com mais de 2.500 descartes

   Com mais de 2.500 materiais recebidos desde março de 2016, o primeiro Ecoponto Municipal, no Areal, completa um ano nesta sexta-feira (10). Localizado na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3.195, o local tem o objetivo de incentivar o descarte correto de materiais inservíveis como resíduos de poda de árvores, móveis desmontados, vidro e papel.

    Desde que foi inaugurado, o local já recebeu um total de 7.603 veículos, entre eles 5.553 carros, 1.163 camionetes e 201 charretes. Entre os materiais mais descartados por coletoras estão papel, papelão e plástico (total de 1.121 pessoas levaram esse material ao local), resíduos de poda arbórea (393), móveis desmontados (300) e metais e ferro (271). O Ecoponto recebeu ainda cascote (175), madeira de obras (163) e vidro (160).

    Entre os meses de funcionamento, os de maior movimento foram dezembro, agosto, julho e setembro de 2016, respectivamente.

    A administração e o controle são divididos entre a Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) e Sanep. Há um rodízio mensal entre as cooperativas de catadores conveniadas que separam os materiais recicláveis de seu interesse, o que além de melhorar as condições ambientais, geram trabalho e renda a diversas famílias do Município.

    Em dezembro de 2016 foi inaugurado o segundo Ecoponto Municipal, no Fragata, na rua Machado de Assis, 285, próximo à Cosac. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

    Como descartar seus materiais

    O morador deve entrar no local e se dirigir à coletora correta e destinada ao produto que possui - todas as coletoras têm identificação de qual material recebem. Cada morador é responsável pelo seu lixo e deve colocá-lo dentro da coletora correta. Um funcionário do Ecoponto permanece no local apenas para auxiliar, caso haja dúvidas. Cada pessoa poderá descartar 1,5 metro cúbico de material, o que corresponde, em volume, a três caixas d’água de 500 litros, por exemplo.

Fonte: Prefeitura de Pelotas