Iniciada em setembro no município, a pesquisa origem-destino – uma das etapas da c..." /> Iniciada em setembro no município, a pesquisa origem-destino – uma das etapas da c..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
DESLOCAMENTOS : PESQUISA ORIGEM DESTINO ATUA EM CINCO REGIÕES DE PELOTAS

Iniciada em setembro no município, a pesquisa origem-destino – uma das etapas da construção do Plano de Mobilidade Urbana de Pelotas – ocorre, atualmente, em cinco regiões da cidade.

Ao todo, 835 entrevistas serão realizadas no Areal, Laranjal, São Gonçalo, Três Vendas e Fragata. Nesta última, a pesquisa está em fase de finalização.

Onze pesquisadores da Ser Desenvolvimento Humano e Empresarial (empresa contratada para executar o estudo) atuam nas áreas para analisar os deslocamentos feitos cotidianamente pela população, questionando horários, modais de transporte utilizados, tempo de viagem e destinos pretendidos.

As informações coletadas a partir da conversa com os moradores são armazenadas em smarthphones e os responsáveis pelo estudo trabalham uniformizados e utilizam crachás de identificação da empresa. No Areal, 181 entrevistas serão realizadas; no Laranjal, 81; no São Gonçalo, 94; nas Três Vendas, 238; e no Fragata, 241.

PESQUISA NO CORDÃO EXTERNO

No último mês, a empresa também aplicou uma pesquisa em postos de pedágios e pontos de saída e entrada do município. O objetivo foi averiguar a origem, o destino e o sentido da viagem, além da motivação do deslocamento (trabalho, escola, compras, lazer, consulta, etc).

Quatrocentas entrevistas foram feitas em pontos da BR-116 (sentido Porto Alegre), BR-116 (sentido Jaguarão), BR-392 (sentido Rio Grande), BR-293 (sentido Bagé) e BR-392 (sentido Canguçu), com motoristas de carros, motos, caminhões, ônibus e vans.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/deslocamentos-pesquisa-origem-destino-atua-em-cinco-regioes-de-pelotas/