As altas temperaturas, a aproximação com as praias e a necessidade de usar roupas mais leves tornam o verão a estação mais colorida e alegre do ano. Para quem gosta de se jogar nas cores, seja no dia a dia, nas festas, no Carnaval ou no cotidiano, cada vez mais está encontrando peças vibrantes e de diversos tons nas prateleiras das lojas.
Para os adeptos ao uso consciente, roupas de brechós e acessórios artesanais estão mais acessíveis e acompanhando as tendências do verão, com muita cor e estampas. É o caso do brechó Gato Mia, criado em 2013 pela Bruna Rössler, de 24 anos, e Marcia Rössler, de 48 anos, filha e mãe, respectivamente. Elas trabalham com a questão da sustentabilidade. “Vamos pela linha de raciocínio de que o que for usado no Carnaval, seja usado para o dia a dia”, comenta Bruna.
Além disso, toda sobra de tecido das confecções é reutilizada para colinhas (prendedor de cabelos) estilo anos 80. Com a criação de um editorial carnavalesco, a proprietária comenta que toda peça vem de reutilização. “Eram peças paradas, no geral vestidos, que fizemos croppeds. E terceirizamos pochetes, também feitas do tecido reutilizado”, destaca.
O valor máximo de cada peça é em torno de R$ 50. O horário de funcionamento do brechó é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábado, das 11h às 17h, e está localizado na rua Tiradentes, 2609.
Os acessórios que agregam os looks
Complementando os looks, os acessórios também pedem um pouco de cor e brilho, não sendo de mais no período da folia. Durante a confecção de uma fantasia para a Xalassa - festa universitária temática de Pelotas -, a estudante de Direito, Natália Mansur, teve a ideia de fazer uma tiara de EVA e gostou. “Foi muito divertido fazer, daí esse ano pesquisando coisas para o Carnaval, vi brincos de EVA e resolvi fazer pra mim e para uma amiga. Ficaram bem legais”, lembra.
Com o incentivo das amigas, Natália começou a fazer acessórios para vender. Hoje, ela faz tiaras de EVA e flores, além dos brincos e chokers. “Uma conhecida viu e disse que eu deveria fazer para vender, depois fiz brincos dos signos das minhas amigas e elas também me incentivaram. Anunciei no Instagram que estava aceitando encomendas e deu super certo, superou minhas expectativas”, comemora.
O valor de cada peça é, em média, R$ 20 e encomendas podem ser realizadas pelo Instagram da estudante @natimansur.
Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/variedades/index.php?noticia=30531