O projeto Cinemas em Rede exibe, no mês de junho, o longa-metragem Baile Perfumado, da di..." /> O projeto Cinemas em Rede exibe, no mês de junho, o longa-metragem Baile Perfumado, da di..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Cinemas em Rede exibe o longa Baile Perfumado, símbolo de resistência e retomada do cinema nacional acontece em Pelotas

O projeto Cinemas em Rede exibe, no mês de junho, o longa-metragem Baile Perfumado, da direção conjunta de Paulo Caldas e Lirio Ferreira. A exibição, com data marcada para a quinta-feira (21), acontecerá simultaneamente nas salas de cinema de cinco instituições federais brasileiras.

 

O longa desvenda os trabalhos do único dono de imagens autorizadas do cangaceiro Lampião, o fotógrafo e documentarista Benjamin Abrahão. Homem de confiança de Padre Cícero, Benjamin vivia junto ao bando e registrava as ações do grupo, no intuito de produzir um filme sobre a vida do cangaceiro e seus comparsas. O material filmado é de 1936 e no filme, 60 anos depois, essas imagens possibilitam a revisitação do sertão nordestino.

 

O filme celebra a resistência do cinema nacional, após a retomada de produções brasileiras em 1995, após cinco anos da extinção da Embrafilme. Baile Perfumado também é o primeiro longa-metragem feito em Pernambuco, depois de quase 20 anos sem nenhuma produção cinematográfica no estado. A obra está na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e foi vencedora do prêmio de melhor filme do Festival de Brasília, em 1996.

 

Após a sessão, os diretores Paulo Caldas e Lirio Ferreira, e o diretor de produção Claudio Assis, vão participar de um debate sobre o filme e sobre o chamado “cinema de retomada". Conectada pelo Cinemas em Rede, a transmissão do filme e do debate será feita para as seguintes salas: Cine Arte UFF (Universidade Federal Fluminense), Cinema da UFBA (Universidade Federal da Bahia), Cine UFG (Universidade Federal de Goiás), Sala Redenção (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Cine UFPel (Universidade de Pelotas).

 

A transmissão é fruto do projeto Cinemas em Rede, uma cooperação entre a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e o Ministério da Cultura (MinC) que conecta os cinemas universitários e exibidores à infraestrutura de redes operada pela RNP, facilitando, assim, o acesso e o intercâmbio de conteúdos para as salas.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/cultura_e_turismo/index.php?noticia=27232