Autoridades civis e militares receberam, na manhã de ontem, na Praça dos Her&oacu..." /> Autoridades civis e militares receberam, na manhã de ontem, na Praça dos Her&oacu..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
CENTELHA DO FOGO SIMBÓLICO CHEGA AO BATALHÃO DO EXÉRCITO

Autoridades civis e militares receberam, na manhã de ontem, na Praça dos Heróis do Regimento Tuiuti, a centelha do Fogo Simbólico, distribuída por Porto Alegre a todos os municípios do Estado. O símbolo permanecerá no 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMTz) até as 9h do dia 1º de setembro. De lá, parte para a pira do Altar da Pátria, no Parque Dom Antônio Záttera, para onde está marcada a abertura oficial da 80ª Semana da Pátria no Município.

VICE-PREFEITO Idemar Barz representou o município na solenidade

O vice-prefeito Idemar Barz transmitiu o abraço da prefeita Paula Mascarenhas, ausente da cerimônia por cumprir agenda de trabalho em Porto Alegre. Barz comentou que solenidades nos quartéis “revitalizam os valores de moral e civismo, que estão escassos no País atualmente”.

O vice-prefeito recebeu de presente um livro sobre a história e atividades da Liga de Defesa Nacional (LDN). Ao agradecer, disse que “será um instrumento de aprendizado e saber”. Barz lembrou que a Liga foi fundada por Olavo Bilac para ser uma associação cívico-cultural brasileira e disse que a Chama Crioula, do movimento tradicionalista, descende do Fogo Simbólico e é mais um marco de referência a heróis.

O comandante do 9º BIMtz, tenente-coronel Eduardo Holcsik, registrou ser uma honra para o Regimento Tuiuti receber uma centelha do Fogo Simbólico e guardá-la para a Semana da Pátria. Desejou que toda a programação transcorra como planejada por todos os setores envolvidos.

O presidente do Núcleo Municipal da LDN, André Luís Borges Pereira, comentou que o Rio Grande do Sul foi o criador do Fogo Simbólico (1917) e que, no ano seguinte, a Liga o incorporou repassando o símbolo para os demais estados como mostra do calor patriótico.

O Fogo chegou ao 9º BIMtz conduzido pela Polícia do Exército, com equipe comandada pelo capitão Neto. Para ele, “a Chama representa simbolicamente o amor à Pátria e transmite o sentimento de honra à terra.”

Corrida de atletas militares e civis, com saída às 9h do 9º BIMtz, dia 1º de setembro, conduzirá a centelha do Fogo Simólico por ruas centrais, até o Altar da Pátria. Às 10h, será aberta oficialmente a 80ª Semana da Pátria. Às 17h, no mesmo dia, a chama será extinta, permanecendo acesa na Praça dos Heróis, no regimento Tuiuti.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.co