A Cavalgada Feminina das Joaquinas passou a integrar o Calendário Oficial de eventos do ..." /> A Cavalgada Feminina das Joaquinas passou a integrar o Calendário Oficial de eventos do ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Cavalgada das Joaquinas entra para o calendário oficial em Pelotas

A Cavalgada Feminina das Joaquinas passou a integrar o Calendário Oficial de eventos do Município. A Lei nº 6.633, que fixa a data escolhida como o dia 23 de outubro, foi assinada pela prefeita Paula Mascarenhas na tarde desta terça-feira (13), na presença do grupo de cavalarianas e do vereador Fabrício Tavares (PSD), líder do governo na Câmara e proponente do projeto. 

 

O grupo, composto atualmente por 26 amazonas, foi criado em 2016 como forma de ampliar a participação do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) nas ações de conscientização do Outubro Rosa, além de proporcionar que as mulheres ocupem diferentes espaços dentro das tradições do Rio Grande do Sul. 

 

 

 

“Com o maior prazer e alegria que acolhemos esse pedido. Nós apoiamos em quem acredita na cidade, que mexe com sua cultura e história”, ressaltou a prefeita ao sancionar a lei.

 

No nome do grupo, as cavalarianas homenageiam Francisca Joaquina de Almeida Osório, esposa do Coronel Thomaz Luiz Osório, como uma forma de recuperar também a memória das mulheres que ajudaram a construir a história do Estado e de Pelotas. Anualmente, as participantes realizam até quatro cavalgadas apenas com participação feminina – com meninas e mulheres entre 5 e mais de 50 anos –, e percurso de até 40 quilômetros.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/cultura_e_turismo/index.php?noticia=29225