Única escola do grupo especial que estará na..." /> Única escola do grupo especial que estará na..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
CARNAVAL : Academia será a única escola na passarela

Única escola do grupo especial que estará na passarela, a Academia do Samba fará desfile participativo na madrugada do dia 13

Por Carlos Cogoy

Fazendo o Carnaval com a Academia do Samba. Tema da programação que comemorou o aniversário da azul e branco. No sábado, quando completou 69 anos, a escola Academia do Samba foi festejada por carnavalescos e foliões. Na Casa do Trabalhador – rua Santa Cruz 2.454 -, houve roda de samba com Dena Vargas e Daniela Brizolara. No evento também ocorreu mostra dos processos criativos da oficina de alegorias, bem como desfile dos figurinos para o Carnaval 2018. Além disso, a programação arrecadou recursos para despesas com os preparativos na reta final. Patrimônio da cultura popular, a escola mais antiga no interior do Estado será a única do “grupo especial”, que estará na passarela neste ano. O desfile participativo acontecerá aos quarenta minutos do dia 13, a terça de Carnaval. A vice-presidenta Daniela Brizolara acrescenta: “Mesmo sendo um desfile participativo, a escola virá com um enredo, onde conta a história do samba desde sua origem até a atualidade, e a forma como se manifesta em nosso País e nossa cidade”.

A escola distribuiu a abordagem em quatro segmentos: A chegada dos negros no Brasil; “Tia Ciata” – Mãe de Santo que protegia os Sambistas; A Era do Rádio – onde Getúlio declarou que samba não era malandragem; Manifestação do Samba em Pelotas. “O tema aborda a história do samba, desde que chegou ao Brasil com os negros em situação de escravidão e, como ele se manifestou pelas regiões do Brasil, em especial na nossa cidade. Sendo assim, não tem como falar do samba sem mencionar o negro”, diz Daniela. Para viabilizar a presença na passarela, a escola realizou diferentes atividades ano passado.

RESPONSABILIDADE – A vice-presidenta explica: “Dentro da atual realidade do Carnaval pelotense, nós, enquanto gestores da Academia do Samba, em primeiro lugar, pensamos em qual é a proposta de uma escola de samba dentro da comunidade? Por que ela existe? Qual é o seu papel social e cultural? Em relação a esses questionamentos, buscamos uma nova proposta de trabalho, que nos possibilitasse, com poucos recursos, fazer com que a escola cumprisse o seu papel e, assim, estivesse em atividade na comunidade o ano todo. Com isso, empenhando-se para seu objetivo maior que é a passarela no carnaval. Dentro desse quadro optamos por trabalhar com materiais alternativos, recicláveis , oficinas de criação e confecção de fantasias e alegorias. Essas oficinas são desenvolvidas com os integrantes da escola, onde os mais experientes passam o conhecimento aos mais novos, prevendo uma continuidade do trabalho essencial de barracão para uma escola de samba”.

ENSAIOS têm sido nas quartas e domingos. Das 19h30min às 22h, a programação acontece na Associação dos Moradores do Bairro Simões Lopes – rua João Simões Lopes Neto 1.571. Interessados em participar do desfile, podem procurar o ensaio, ou comparecer no “barracão”, que está em atividade na Casa do Trabalhador – entre as ruas Dr. Cassiano e Major Cícero.

RESISTÊNCIA – A atual diretoria da Academia reúne André “Dedé” Vargas (presidente), vice Daniela Brizolara, segundo vice Flávio Bermudes, primeira-tesoureira Dena Vargas, segunda tesoureira Michela Linhares, primeira-secretária Cristiane Gomes, segunda secretária Tassiane Mattos. Daniela menciona: “Acredito que o Carnaval de Pelotas pode se reerguer se tivermos um trabalho em conjunto de todos os segmentos, ou seja, cultura, tradição, história, lazer, turismo, economia. Esse trabalho, em conjunto, deve reunir os principais atores da festa que são as entidades carnavalescas, poder público, Secretaria de Cultura. Em relação à Academia, o que nos motiva é a consciência que temos um compromisso histórico de resistência e valorização de uma cultura popular e negra, amor pelo samba, pela escola, e respeito por sua comunidade e  todos aqueles que nos antecederam enquanto gestores dessa entidade”. Além de Pelotas, a escola também está definindo apresentação em Santa Vitória do Palmar.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/carnaval-academia-sera-a-unica-escola-na-passarela/