A técnica de engenharia chamada colchão reno é empregada no canal aberto d..." /> A técnica de engenharia chamada colchão reno é empregada no canal aberto d..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
CANAL DA ESPÍRITO SANTO RECEBE TÉCNICA PARA MELHOR ESCOAMENTO DA ÁGUA

A técnica de engenharia chamada colchão reno é empregada no canal aberto da avenida Espírito Santo, no Laranjal, para garantir a eficiência da drenagem. O método evita deslizamento das margens e o consequente acúmulo de aterro no fundo. Desta forma, a água segue o curso com mais fluidez.

O colchão reno começou a ser implantado a partir da travessia da rua Porto Alegre, em direção à avenida Senador Joaquim Augusto de Assumpção. Excesso de vegetação e solo das laterais e do fundo do canal (conformação do talude) foram removidos até a largura e a profundidade ideais serem atingidas para colocação da primeira camada de pedras rachão (grandes).

As pedras foram cobertas com uma manta geo têxtil e, em cima, foi colocado o colchão reno – armação de alumínio zincado com galvan, revestida com PVC, grampeada com grampos de 10 milímetros que atingem um metro de profundidade. As formas do colchão são preenchidas com camada de pedras rachão.

O projeto de pavimentação e requalificação da avenida Espírito Santo é financiado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e se desenvolve sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

A obra está orçada em aproximadamente R$ 4,4 milhões e abrange o trecho entre as avenidas Senador Joaquim Augusto Assumpção e Rio Grande do Sul. O projeto engloba calçamento com blocos intertravados de concreto, drenagem pluvial, acessibilidade, meios-fios e abrigos de ônibus padronizados e com piso.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/canal-da-espirito-santo-recebe-tecnica-para-melhor-escoamento-da-agua/