Em três anos, Pelotas atingiu o número de 14 mil cães e gatos castrados no ..." /> Em três anos, Pelotas atingiu o número de 14 mil cães e gatos castrados no ..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
CÃES E GATOS - PROGRAMA ATINGE O NÚMERO DE 14 MIL ANIMAIS CASTRADOS

Em três anos, Pelotas atingiu o número de 14 mil cães e gatos castrados no município. Isso foi possível graças ao Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos, da Secretaria de Saúde (SMS), firmado em convênio com a ONG SOS Animais.

O contrato vence em dezembro, quando será lançada nova concorrência pública para dar sequência ao serviço.
Além de reduzir a densidade populacional de bichos de rua e domiciliados por famílias de baixa renda, as castrações evitam doenças tanto em animais quanto em pessoas. “Mais do que beneficiar os animais, o programa prioriza a saúde pública e virou referência no assunto: prefeituras de todo o país já nos procuraram pedindo orientações”, explica o gerente de Vigilância Ambiental, Guilherme Kaster.

Como Funciona
Todas as semanas, as equipes do Setor de Vigilância Ambiental da SMS recolhem os animais e os encaminham à sala cirúrgica da ONG, onde ocorrem cerca de 30 castrações por dia. Os cães e gatos são pesados e anestesiados.

“A operação é rápida: fêmeas passam por um corte no flanco para a retirada do útero e ovários. Machos têm os testículos retirados. O ambiente é todo esterilizado e tratamos os animais com muito carinho”, conta a veterinária Carine Luçardo.
Depois, recebem os pontos e um implante de microchip de identificação, para que a equipe possa ter controle da população castrada. O programa prevê o pagamento de
R$ 70 por cirurgia.
Os cães de rua se recuperam no Canil Municipal, onde ficam dez dias disponíveis para a adoção. Devem utilizar roupa clínica e fazer repouso, para a cicatrização dos pontos. Caso não sejam acolhidos, são devolvidos à via pública em que viviam, conforme determina a legislação municipal.

A estudante de Eletrotécnica, Júlia Nunes, de 22 anos, já castrou mais de 20 bichos pelo programa. Ela mesma os acolhe animais na rua e fica responsável por eles até encontrar um novo lar. “Os veterinários do convênio são muito bons, o trabalho é ágil e bem feito. A cicatriz fica bem pequena”, elogiou a jovem, que hoje cuida de três cães e três gatos.

Para fazer a castração
A ONG existe há cerca de 20 anos e atualmente conta com uma equipe de oito pessoas (quatro veterinários, três auxiliares e uma secretária). Além dos bichinhos encaminhados pela Vigilância, a organização faz mutirões na Praia do Laranjal e no Navegantes e distribui 25 fichas, todas as sextas-feiras, às 8h30min, para cirurgia gratuita em animais cujos proprietários tenham baixa renda comprovada (até dois salários-mínimos).
A sede da SOS fica na rua Santos Dumont, 574. Telefone (53) 98137-5074.

Adote!
Os cães do Canil Municipal são castrados e disponíveis para a adoção por dez dias. Há de todos os portes e idades. O Canil fica na BR-392, ao lado da Hospedaria de Grandes Animais, nas proximidades do Centro de Eventos Fenadoce. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/caes-e-gatos-programa-atinge-o-numero-de-14-mil-animais-castrados/