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Avaliação do Ensino Médio aponta alunos com necessidade de reforço curricular

A Secretaria da Educação (Seduc) apresentou, nessa terça-feira (15), os resultados da primeira avaliação com 1.733 estudantes ingressantes no primeiro e segundo ano do Ensino Médio. O desempenho por item, aluno, série, matéria e coordenadoria apontou aos professores as principais dificuldades dos estudantes e quem necessitará de reforço curricular individualizadamente. A divulgação ocorreu na Escola Superior de Propaganda e Marketing da Região Sul (ESPM-Sul), em Porto Alegre.

 

A avaliação envolveu 12 escolas contempladas no Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), do governo federal. O nível de conhecimento do aluno foi testado em uma prova de Língua Portuguesa e Matemática e o rendimento será acompanhado a cada três meses. No primeiro ano, o aproveitamento nas questões de Português foi de 57,2% e 43,5% em Matemática. Já no segundo ano, o índice foi de 62,4% e 46,4%, respectivamente.

 

A qualificação de fluxo escolar será aferida pelos dados de taxa de abandono e reprovação divulgados no Censo Escolar. A escola deve reduzir a soma das taxas de abandono e reprovação da seguinte forma: no primeiro e segundo ano de implementação do programa deve ocorrer a diminuição em 3,5%. 

 

No terceiro ano em diante, deve alcançar e manter o patamar de até 5%. A melhoria da proficiência deve utilizar como critério a nota média padronizada que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/14245/Avaliacao-do-Ensino-Medio-aponta-alunos-com-necessidade-de-reforco-curricular