A União Europeia e o Mercosul vão continuar a tentar, em 2018, chegar a um acord..." /> A União Europeia e o Mercosul vão continuar a tentar, em 2018, chegar a um acord..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Acordo de livre-comércio UE-Mercosul é adiado para 2018

A União Europeia e o Mercosul vão continuar a tentar, em 2018, chegar a um acordo de livre-comércio, após as reuniões em Buenos Aires, disse o secretário Comércio Exterior da França. "Não há acordo em Buenos Aires. Há trabalho a ser feito", afirmou à imprensa Jean Baptiste Lemoyne,nesta quarta (13). "A negociação vai continuar em janeiro", acrescentou Lemoyne, que encabeçou a delegação francesa na conferência ministerial da OMC em Buenos Aires. 

 

O Mercosul esperava anunciar ali um acordo político sobre as negociações, mas Bruxelas pediu mais tempo para avaliar uma oferta apresentada pelos latinos. O bloco sul-americano, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, esperava que a UE se abrisse mais em rubricas que considera cruciais, como carne bovina e etanol.

 

O Uruguai disse que a UE não melhorou suas ofertas para essas categorias, mas disse que espera que os europeus façam isso em breve. "Continuamos com a expectativa de que melhorem sua oferta, como o Mercosul melhorou a sua", indicou o chanceler uruguaio, Rodolfo Nin Novoa, que participou das negociações. Lemoyne disse que a UE já chegou a 92% da abertura de seu comércio e o Mercosul a 90%.

 

Em Buenos Aires, o Mercosul apresentou uma oferta revisada sobre vários itens, entre eles a Indicação Geográfica de produtos e os refrigerantes. As propostas agora serão avaliadas em Bruxelas. "Foram registrados avanços" nas negociações, segundo Lemoyne, mas "restam progressos a fazer em matéria de normas sanitárias".

Fonte: http://www.radiopelotense.com.br/Pagina/13427/Acordo-de-livre-comercio-UE-Mercosul-e-adiado-para-2018