Mais de 18 mil estudantes de graduação começam, nesta segunda-feira um nov..." /> Mais de 18 mil estudantes de graduação começam, nesta segunda-feira um nov..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
18 MIL ESTUDANTES RETORNAM : UFPEL INICIA ANO LETIVO PROMOVENDO O TROTE SOLIDÁRIO

Mais de 18 mil estudantes de graduação começam, nesta segunda-feira um novo ano letivo na Universidade Federal de Pelotas. Eles frequentarão salas de aula, laboratórios e bibliotecas distribuídas nos diversos campi da Instituição, localizados em Pelotas, Capão do Leão e em Eldorado do Sul, onde funciona o curso de Tecnologia em Transporte Terrestre.

As aulas do primeiro semestre encerram em 28 de julho, com o período de exames indo até 4 de agosto. Conforme o Calendário Acadêmico, o segundo semestre inicia em 13 de agosto e termina em 15 de dezembro, sendo o período de exames de 17 a 22 daquele mês.

O ano será especial para a Universidade, pois quando a Instituição estiver completando 49 anos de existência, em 8 de agosto, ocorrerá o lançamento da programação do Cinquentenário da UFPel. Uma comissão, que já está trabalhando, foi formada especialmente para planejar as atividades comemorativas aos 50 Anos da Universidade, que se completarão em 2019. Outras datas também marcarão o ano. Entre elas, os 25 anos do curso pré-vestibular gratuito Desafio, os 135 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e o Centenário do Conservatório de Música.

Uma antiga e forte reivindicação da comunidade, a instalação de um Restaurante Universitário (RU) no Campus Anglo, deverá ser concretizada neste ano. As obras estão em andamento e a previsão do término dos trabalhos de apronto da área física é 9 de julho. Na área do transporte, está sendo feito o processo de compra, através de licitação, de dez ônibus que ligarão o campus Capão do Leão com a cidade, meio que será oferecido pela própria Universidade à comunidade.

DEBATE NECESSÁRIO

Será também em 2018 que a UFPel começará a discutir uma questão importante para a comunidade universitária, o oferecimento de infraestrutura e apoio à estudantes que são mães. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) já lançou o tema, em 8 de março, Dia da Mulher, como ponto de discussão para o período e está propondo algumas ações que as unidades já podem começar a executar.

INTERCÂMBIOS

A comunidade universitária deve sempre estar atenta às oportunidades de intercâmbio acadêmico. Na UFPel, quem trata disso é a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter). Além dos inúmeros convênios já existentes, com universidades de quase todos os continentes, novas ofertas de programas e de bolsas surgem com frequência, fazendo com que o acompanhamento da página da CRInter (https://wp.ufpel.edu.br/crinter/) seja uma tarefa a ser cumprida com regularidade para quem deseja estudar fora do país.

CARTÃO

Os novos alunos, bem como quem já é estudante e não tem, devem fazer a carteira de identificação fornecida pela Universidade. O cartão é usado nos RUs, nas bibliotecas e como identidade dentro da Instituição. Basta ir a qualquer biblioteca, com um documento de identidade, e tirar a foto. Depois, o aluno retira o cartão no colegiado do seu curso.

DATAS E PRAZOS

Confira no arquivo Calendario-Academico-2018_v04-16MAR2018(2) todas as datas e prazos previstas no Calendário Acadêmico para o ano.

TROTES

Como em anos anteriores, a UFPel realiza campanha para que os trotes de recepção aos calouros sejam positivos, solidários e que, em nenhuma hipótese, submetam alguém à situação constrangedora ou vexatória, a qualquer tipo de violência, física ou moral, à discriminação ou que exponha à situação de risco. Neste sentido, os veteranos estão sendo chamados a darem o exemplo, promovendo trotes solidários. “Tolerância Zero ao trote ofensivo à dignidade e discriminatório”, diz a campanha.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/18-mil-estudantes-rertonam-ufpel-inicia-ano-letivo-promovendo-o-trote-solidario/