Depois de Pelotas valorizar cadeias produtivas importantes à região como a do pêssego, do morango e da uva, em festas já consolidadas na cidade, o município sedia agora a Festa Municipal do Tomate(Fetomate), que teve sua primeira edição realizada quarta-feira, no Restaurante Grupelli.
Entre as centenas de participantes do evento, a prefeita Paula Mascarenhas, que chegou à celebração depois de experimentar o novo sistema de transporte coletivo rural – o formato atual prevê tarifa unificada e igualitária à da zona urbana (R$ 3,70).
“A Fetomate já nasceu exitosa. Desejo que ela siga cada vez mais forte, tenha ainda mais sucesso e estimule outros produtores a plantar o tomate. A vida rural não é fácil; sou filha de agricultor e sei o quanto vocês merecem respeito e atenção do poder público”, afirmou a prefeita.
Paula também mencionou a alegria de saber o quanto a nova realidade do transporte coletivo impactará na vida da colônia e ressaltou a importância de oferecer à zona rural direitos iguais. “Somos todos pelotenses e, por isso, merecemos tratamento igualitário. Não estamos fazendo nenhum favor, mas sim, valorizando a colônia como ela sempre mereceu ser valorizada. Enfrentamos barreiras difíceis, mas conseguimos rompê-las”, apontou.
VALORIZAÇÃO DA AGRICULTURA
Principal articulador da 1ª Fetomate, o vereador e presidente da Associação dos Comerciantes de Hortifrutigranjeiros de Pelotas (ACHP), José Paulo Benemann (PSDB), salientou a satisfação em ver a adesão da comunidade à festa. Também parabenizou os agricultores pelo Dia do Trabalhador e lembrou a difícil tarefa dos produtores rurais, que são desafiados diariamente a superar adversidades.
A festa, que começou pela manhã, contou com apresentações culturais, brinquedos infláveis, comercialização de artesanato e de produtos como mel e ambrosia. O protagonista do dia também teve espaço destacado: diversos estandes venderam o fruto e apresentaram as suas tipicidades, como o tomate gaúcho, italiano, guará e híbrido.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, frisou que o Município seguirá engajado para dar continuidade às atividades que valorizam os produtos da terra.
“A agricultura do Rio Grande do Sul e as suas cadeias vinculadas representam cerca de 50% da riqueza que produzimos no nosso estado. Precisamos enaltecer isso”, acrescentou.
PREMIAÇÃO
No final da tarde, um concurso organizado pela Emater premiou os agricultores que produziram os melhores e maiores frutos. Nas categorias de melhor e maior tomate gaúcho, venceram Walter Radtke e Marcos Schiller, respectivamente; o fruto vencedor pesa 904 gramas. Já na concorrência de melhor e maior tomate italiano, Edgar Mikle foi o ganhador.
Participaram da Fetomate o vice-prefeito Idemar Barz; o presidente da Câmara Municipal, vereador Fabrício Tavares (PSD); o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores de Pelotas e do Sicredi Zona Sul/RS, Nilson Loeck; padre Luiz Armindo Capone; o gerente regional da Emater Pelotas, Ronaldo Maciel; a corte da Festa, entre outras personalidades civis e religiosas. Promovido pela ACHP, o evento teve o apoio da Prefeitura de Pelotas, Câmara Municipal, Emater RS/Ascar, Cresol, Sicredi e Restaurante Gruppelli. A Guarda Municipal também esteve presente na atividade.
Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/1a-fetomate-e-realizada-com-sucesso/