Na tarde dessa terça-feira (6), a prefeita Paula Mascarenhas foi até o Clube Cent..." /> Na tarde dessa terça-feira (6), a prefeita Paula Mascarenhas foi até o Clube Cent..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Prefeita de Pelotas parabeniza atletas do Remar para o Futuro

Na tarde dessa terça-feira (6), a prefeita Paula Mascarenhas foi até o Clube Centro Português 1º de Dezembro, na sede Aníbal Vidal, no Recanto de Portugal, para parabenizar os alunos atletas do projeto Remar para o Futuro por suas recentes conquistas no Campeonato Brasileiro de Barcos Longos no Rio de Janeiro e no Circuito Uruguaio de Remo.

 

“O objetivo do projeto Remar para o Futuro é oferecer esporte, saúde, transformar vidas para melhor, e além de tudo estamos tendo como contrapartida a formação de atletas de grande desempenho, trazendo prêmios, medalhas para Pelotas, o que serve de estímulo e inspiração para outras crianças e jovens”, comemora a prefeita, Paula Mascarenhas.

 

 

 

A maioria dos alunos medalhistas, com idades que variam de 16 a 18 anos, são oriundos do Colégio Municipal Pelotense e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Francisco de Campos Barreto, e se dedicam ao remo no turno inverso ao das aulas.  

 

Às margens do Arroio Pelotas, a sede do Centro Português é o local onde treinam diariamente os integrantes da equipe de alto rendimento do Remar. Nesta semana, no entanto, os jovens apenas montavam os barcos utilizados na competição uruguaia do último final de semana (3 e 4) e descansavam após encerrar suas participações em campeonatos de 2018.

 

Tilintar das medalhas  

 

A conversa animada dos alunos com a prefeita se misturava ao barulho da brisa da beira do arroio e o tilintar das medalhas que levavam no peito, pelo menos três no pescoço de cada um dos atletas.

 

A equipe apresentou à prefeita os barcos utilizados nos treinos, alguns mais antigos, de madeira, datam da década de 1960, e são mais pesados que os barcos produzidos atualmente. “Treinar nesses barcos antigos foi no início nossa única opção, por questões financeiras, mas também fortaleceu nossos atletas, que aprenderam a remar nesse tipo de material mais pesado”, explica o coordenador do projeto, Oguener Tissot.

 

Conquistas

 

Do Uruguai regressaram com 17 medalhas, sendo seis medalhas de ouro, duas de prata e nove de bronze. No Rio de Janeiro o saldo foi o quinto lugar geral na competição, mesmo contando com uma equipe mais reduzida que as demais, com apenas seis integrantes. Maria do Carmo Fuhrmann, Mariana Macedo, Shaiane Ucker e Evelen Cardoso foram primeiro lugar da categoria Quatro Sem Feminino, se tornando campeãs nacionais. Todos que participaram do campeonato no Rio estão inscritos para receber o Bolsa Atleta, programa de incentivo do Ministério do Esporte, o que deve qualificar ainda mais a rotina de treinos do Remar para o Futuro.  

 

“Na prova em que fomos ouro entramos determinadas no que iríamos fazer e acreditamos. Foi emocionante e até agora não caiu a ficha que somos campeãs brasileiras”, confidencia Evelen Da Silva Cardoso, 16 anos.

 

Vagas abertas

 

O Remar selecionará até o final do ano novos alunos para participar do projeto. “Nossa meta agora é selecionar de dez a quinze alunos para integrar a equipe. É importante que eles entrem juntos, para que todos iniciem a rotina de treinos no mesmo ritmo”, explica Oguener. Informações sobre o processo de seleção serão divulgadas em breve no site da Prefeitura e na página do Remar para o Futuro.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/esportes/index.php?noticia=29136