Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Pelotenses conquistam 14 medalhas de ouro no PARAJIRGS

          A 5ª edição dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul para Pessoas com Deficiência (PARAJIRGS) ocorreu dias 16, 17 e 18 de dezembro nas cidades de Porto Alegre e Canoas. A delegação pelotense formada por 24 integrantes, composta por atletas da Escola Louis Braille, Escola Cerenepe e do Clube Brilhante, teve um dos melhores desempenhos do Estado: conquistou 16 medalhas, sendo 14 de ouro.

          Esta é a principal competição paradesportiva do Estado para atletas com Deficiência Visual (DV), Deficiência Física (DF) e Deficiência Intelectual (DI), com disputas em oito modalidades. O professor da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) Huibner Silva acredita que Pelotas está entre as melhores do Estado no esporte paralímpico. “Não tivemos um quadro geral de medalhas por município, mas se tivéssemos certamente estaríamos entre as cidades com maior número de conquistas”, conclui Silva.

          A modalidade de atletismo foi responsável pelo maior número de medalhas. Tendo como premiados os seguintes atletas: 

- Alessandra Bento: ouro no salto em distância e arremesso do peso categoria DV total; 

- Lívia da Silva: ouro no salto em distância e 100m categoria DV parcial;

- Álvaro Ribeiro: ouro nos 1500m e prata 5000m categoria DV total; 

- Luã Sias: ouro no salto em distância e lançamento do dardo categoria DV parcial;

- Michael Douglas Santos: ouro nos 100m e 200m categoria DV total masculino;

- Tainã Duarte: ouro no arremesso de peso e lançamento disco categoria DV parcial;

- Marcelo Gante: ouro no 1500m e 5000m categoria DF. 

          Na natação a atleta Alexia Juliane Steim conquistou ouro nas provas 50m peito, 50m e 100m livres. Os títulos foram muito comemorados por toda a delegação por serem as primeiras medalhas conquistadas por uma atleta pelotense na modalidade de natação em toda história do PARAJIRGS. 

          No Goalball, esporte exclusivo para pessoas com deficiência visual cujo objetivo é arremessar uma bola com as mãos no gol do adversário, a equipe masculina formada pelos atletas Álvaro Ribeiro, Luã Sias, e Michael Douglas Santos conquistou medalha de bronze. 

Fonte: Prefeitura de Pelotas