Brasil volta a vencer fora na Série B em jogo contra o segundo melhor mandante e ganha fôlego na campanha
Por: Henrique König
Uma vitória maiúscula pelo poder de decisão, pela necessidade de voltar a vencer e somar os três pontos essenciais no momento. O Brasil foi até Ponta Grossa, no Paraná, e derrotou o Operário, time da segunda melhor campanha em casa. O Xavante voltou a vencer fora de casa após oito jogos e voltou a triunfar na Série B após dois empates e duas derrotas. A conquista por 2×1 no estádio Germano Krüger, com gols do zagueiro Leandro Camilo, deixa o Brasil na 12ª colocação com 33 pontos, abrindo seis de vantagem para a zona do rebaixamento, aberta exatamente pelo próximo adversário, o Criciúma. A partida da rodada 27 acontece na terça-feira, às 20h30, no estádio Heriberto Hülse, no sul catarinense.
Bolívar escalou o Brasil com a volta de Leandro Leite no lugar do suspenso Eduardo Person. Ele propôs anular as criações do Operário e obteve sucesso em parte do jogo. O primeiro tempo era de volume do Operário, com chances perdidas por errar o alvo ou por intervenções do goleiro Carlos Eduardo. Mas Lucas Batatinha, se livrando da marcação, aproveitou para fazer 1×0 aos locais. O Brasil estava apático e teve dificuldades em reagir. Pará, ainda fora da condição física ideal, saiu no primeiro tempo, mas o departamento médico explicou que era uma troca planejada. O volante Jatobá atuou na lateral depois.
Na etapa final, a marca do zagueiro-artilheiro. Leandro Camilo foi ao ataque em duas bolas paradas e resolveu. A primeira veio em falta cobrada por Ricardo Luz aos 21’. Após a conquista da igualdade, a iluminação foi a virada: aos 46’, novamente Camilo, em um chute esquisito, venceu novamente o goleiro Rodrigo Viana: 2×1. Aproveitamento aéreo em um jogo de concentração no meio campo e poucas chances. Para o desafogo, para o desabafo, resultado importantíssimo para não deixar a água do Z-4 subir até o pescoço e para retomar uma maior moral, ao grupo que protesta contra o atraso salarial na temporada.
“O Operário gosta de se impor sobre os adversários, então precisávamos combater isso. Foi um duelo de muita disputa. A gente sabia da construção deles e adiantamos a marcação com o tripé no meio campo. Soubemos aproveitar as oportunidades e, na bola parada, tivemos muita concentração também”, avaliou o técnico Bolívar.
FICHA TÉCNICA: OPERÁRIO 1×2 BRASIL
OPERÁRIO: Rodrigo Viana; Mailton, Lázaro e Alan Vieira (Julinho); Jardel (Uiliam), Índio, Cleyton, Marcelo, Felipe Augusto e Lucas Batatinha (Felipe Alves). Técnico: Gerson Gusmão.
BRASIL: Carlos Eduardo; Ricardo Luz, Bruno Aguiar, Camilo e Pará (Washinton); Leandro Leite, Carlos Jatobá, Murilo Rangel, Diogo Oliveira, Rodrigo Alves (Maicon Assis) e Guilherme Queiroz (Pereira). Técnico: Bolívar.
- ÁRBITRO: Diego Cidral, auxiliado por Helton Nunes e Thiaggo Labes (trio catarinense).
- GOLS: Lucas Batatinha (30’) | Leandro Camilo (21’/2º e 46’/2º).
- SUSPENSOS: Carlos Eduardo e Maicon Assis por 3º cartão.
- LOCAL: Germano Krüger | Ponta Grossa (PR).
- Partida válida pela 26ª rodada da Série B do Brasileiro.
Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/leandro-camito-zagueiro-artilheiro-salva-o-xavante-em-vitoria-crucial/