Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
GAUCHÃO : Última rodada define classificados e rebaixados

O Brasil deixou para a última rodada a definição de seu futuro no Campeonato Gaúcho. E assim vai disputar uma decisão tensa no Vermelhão da Serra em Passo Fundo. Pode retornar a Pelotas com a classificação assegurada para as quartas de final ou rebaixado para a Série B. Situação bem pior é a do adversário desta quarta-feira, às 21h45. O Passo Fundo necessita de um milagre para escapar do rebaixamento.

A vitória salva o Brasil. Pode não ser suficiente para garantir a vaga na próxima fase, mas dificilmente deixará de se classificar se vencer o Passo Fundo. Porém, terá assegurado sua permanência na primeira divisão de 2018 – objetivo principal dos rubro-negros no Gauchão. O empate é arriscado, porque deixa o Xavante ao alcance de Ypiranga e São Paulo. Isso pode determinar o rebaixamento para a segunda divisão.

O Brasil deixou escapar por duas vezes dentro do Bento Freitas a chance de afastar o risco de queda para a segunda divisão. Contra o Caxias e o Novo Hamburgo, o time xavante ficou no empate, apesar de ter feito atuações no limite da superação. Agora necessita conquistar a primeira vitória fora de casa para afastar o “fantasma”. Neste Gauchão, o time de Rogério Zimmermann somou apenas um ponto como visitante: empate com o Juventude logo na estreia. Depois perdeu para Veranópolis, Internacional e São José.

O Passo Fundo está numa situação praticamente irreversível. Para escapar do rebaixamento, terá que vencer o Brasil e torcer por derrota do São Paulo contra o GrêmioO ambiente é desânimo no clube. O aproveitamento é de apenas 20%. A única vitória da equipe foi diante do Ypiranga em Erechim na segunda rodada.

BOLETIM MÉDICO – A escalação do Brasil vai depender da avaliação médica que será feita nesta quarta-feira em Passo Fundo. Juninho e Leandro Camilo sentiram desconforto muscular na partida passada, mas em princípio podem jogar logo mais. Gustavo Papa sofreu uma “torção moderada” no tornozelo direito e também será avaliado pelo médico Leandro Reckers. Cirilo e Wender já estiveram ausentes do jogo passado – empate por 1 a 1 com o Novo Hamburgo. Nem está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Se o Brasil obtiver a classificação, será em na oitava posição.  Vai enfrentar nas quartas de final a equipe de melhor campanha: Novo Hamburgo ou Caxias. O jogo de ida do mata-mata será no Bento Freitas. 

PASSO FUNDO

Gustavo Silva; Kasado, Rodolfo, Juan Sosa e Xaro; Alex, Jessé, Emerson e Mikael; Saldanha e Brandão. Técnico: Leocir Dall’Astra.

BRASIL

Eduardo Martini; Eder Sciola, Leandro Camilo (Evaldo), Teco e Marlon; Leandro Leite, João Afonso, Galiardo, Juninho e Marcinho; Gustavo Papa. Técnico: Rogério Zimmermann.

Local: Estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo

Data: 29/3/2017 (quarta-feira)

Horário: 21h45

Árbitro: Anderson Daronco

Assistentes: Elio Nepomuceno Junior e Gustavo Marin Schier

O QUE ESTÁ EM JOGO

Internacional x Cruzeiro – As duas equipes estão classificadas, mas buscam ficar entre os quatro primeiros. O Colorado é o sexto colocado, com 14 pontos. Se ganhar a partida por dois gols de diferença e o Veranópolis só empatar ou perder para o Novo Hamburgo, o Inter fica entre os quatro times melhores colocados, garantindo o mando de campo do segundo jogo das quartas de final. O Cruzeiro é atualmente o quarto, com 17.

São Paulo x Grêmio – O Tricolor é o terceiro colocado, com 17 pontos. Se ganhar a partida, pode terminar a fase classificatória em segundo lugar, caso o Caxias não vença o Ypiranga em Erechim. Pode sair também do G-4 em caso de derrota, desde que o Veranópolis vença o Novo Hamburgo. Já o São Paulo é o 10º colocado com nove pontos. Cai se perder ou empatar – desde que o Ypiranga vença o Caxias. Em caso de derrota pode ser ultrapassado pelo Passo Fundo, mas para isso a combinação de escores terá que desfazer uma diferença de quatro gols no saldo em favor do time rio-grandino.

Juventude x São José – O time caxiense é o oitavo colocado, com 11 pontos. Se ganhar esse confronto direto, o Juventude garantirá presença nas quartas de final. O empate serve para o São José a fim de assegurar classificação. O Juventude corre o risco remoto de rebaixamento. Isso só ocorre em caso de derrota no Alfredo Jaconi – combinada às vitórias de Brasil, São Paulo e Ypiranga.

Ypiranga x Caxias – Com oito pontos, o Ypiranga entra na última rodada na zona de rebaixamento. Só escapa da Série B com vitória no Colosso da Lagoa, mas combinada de empates e derrotas de Brasil e São Paulo. O Caxias é o vice-líder com 18 pontos. Pode terminar em primeiro lugar da fase classificatória, com vitória em Erechim e derrota do Novo Hamburgo. Caso o Noia empate com o VEC, o Caxias terá que ganhar por três gols de diferença para ficar com a primeira colocação.

Passo Fundo x Brasil – O time do Vermelhão da Serra está praticamente rebaixado. Só escapa se ocorrer um milagre: vencer o Brasil e correr derrota do São Paulo para o Grêmio. Ainda assim, terá que tirar a desvantagem de quatro gols no saldo. O Passo Fundo tem apenas seis pontos e marcou só cinco gols em 10 partidas. O Brasil se classifica para as quartas de final com vitória. Porém, se o Juventude vencer o São José, uma dessas vitórias (do Brasil no Vermelhão da Serra ou do Juventude no Alfredo Jaconi) terá que ser como dois ou mais gols de diferença. Já o rebaixamento é possível em caso de empate ou derrota, desde que Ypiranga e São Paulo sejam vencedores de seus jogos.

Novo Hamburgo x Veranópolis – Líder de ponta a ponta nesta primeira fase do Gauchão, o Nóia tenta manter a melhor campanha. Isso ocorre com vitória ou empate. Caso empate, o Caxias não pode fazer três gols de diferença em vitória contra o Ypiranga. O VEC pode ficar entre os quatro times melhores colocados, mas para isso tem que ganhar no Estádio do Vale e torcer por tropeços de Cruzeiro e Grêmio.

Fonte: Diário da Manhã