Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Prefeito e vice prestigiam a entrega do Prêmio Movimento

       O jardim interno da Casa 6, da Praça Coronel Pedro Osório, onde atualmente funciona a Secretaria de Cultura (Secult), recebeu no fim da tarde desta terça-feira (13/12/2016) a cerimônia do Prêmio de Reconhecimento Popular – Movimento, de 2016. O prefeito Eduardo Leite e a vice-prefeita Paula Mascarenhas prestigiaram e homenagearam os cinco destaques da premiação.

       “Este prêmio é de relevância ímpar, capaz de agregar culturalmente a nossa comunidade, de abrir a mente e o coração para um novo momento. É também uma alavanca não só para a cultura do Município, mas para todas as outras áreas. É o movimento do nosso cenário cultural, econômico, de educação, que valoriza e prestigia a cultura popular mais próxima dos bairros”, declarou Eduardo.

       O secretário da Secult, Giorgio Ronna, lembrou da importância de projetos como esse – que introduzem e fomentam novos artistas, envolvendo completamente suas comunidades.

       Neste ano, que é a terceira edição do prêmio, foram recebidas 16 inscrições e a Comissão de Seleção escolheu cinco agentes culturais que apresentaram elementos suficientes para comprovar o quanto fazem a diferença na vida das comunidades onde atuam. Foram eles:

         No segmento de manifestações populares, do bairro Fragata, com o trabalho Coletivo Feminino Rosas do Gueto e Encontro de Mulheres da Guabiroba: Luciana Custódio de Oliveira Rosa, que apresentou Ana Carolina, Izadora Nunes e Lauren Lamas.

         No segmento teatro, dos bairros Areal e Três Vendas, com o trabalho do Teatro Cassiano Escola de Formação Livre em Teatro, cinema e Dança: Francisco de Assis Meireles Pereira.

       No segmento de artes visuais, dos bairros Fragata, Três Vendas e 4º Distrito, com o trabalho Escribas, Rascunhistas e Afins: Jonas Fernando Martins Santos.

       No segmento de música e manifestações populares e preservação da memória, da região do São Gonçalo: Vagner Lemos Borges.

       E, por fim, no segmento de artes cênicas, dança, teatro e circo, música e artes visuais, na região do São Gonçalo: Airton Marino de Souza Júnior.

       A premiada Luciana falou com orgulho de ser uma das condecoradas com o projeto: “é um reconhecimento ao trabalho do nosso grupo, das mulheres da nossa comunidade. Estou muito orgulhosa, com uma sensação muito boa”, disse.

       Prêmio Movimento

       O objetivo do Movimento é valorizar o trabalho desenvolvido por agentes culturais populares, ao fortalecer suas iniciativas artísticas e socioculturais. Os projetos se destacaram por realizar relevantes ações para o desenvolvimento humano e cultural nas comunidades das áreas periféricas de Pelotas.

Fonte: Prefeitura de Pelotas