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Pelotas é destaque em premio nacional de Turismo

O projeto Um Tour pela História de Pelotas — Pelotas Patrimônio Material e Imaterial Brasileiro (IPHAN) — Doces de Pelotas com IP e Turismo foi reconhecido entre os dez melhores do 1 Prêmio Nacional do Turismo, na categoria Valorização do Patrimônio. 

 

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Pelotas, através das Secretarias de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti) e de Cultura (Secult), com o Sebrae. Focado na ampliação da produção de doces com Indicação de Procedência (IP) e na promoção de passeios pela história e tradição doceira de Pelotas, o projeto trabalha na capacitação da mão de obra envolvida na produção e divulgação dos doces da cidade.

 

 

 

Desenvolvida junto com a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas, a adoção da Indicação de Procedência garante a origem dos doces pelotenses, protegendo a tradição, a cultura e a exclusividade do produto. De 2016 para 2018, o número de doceiras que adotaram IP para seus produtos cresceu 250% em Pelotas, indo de quatro para 14 em dois anos. 

 

Os bons números são resultado do trabalho que começou em 2017, com o projeto Pelotas Turismo Cultural, que capacita as doceiras e incentiva a adoção do IP, promovendo o doce de Pelotas em todo o país. 

 

Passeio turístico 

 

Outra forma de incentivar o turismo doceiro na cidade é o passeio turístico “Um Tour pela História de Pelotas”. Realizado pelo Expresso Quindim – ônibus de 1960 adaptado pela doceria Imperatriz para levar os turistas a diversos pontos históricos do Município –, o trajeto passa pelo Centro Histórico, Charqueadas, doçarias e fábricas de doces de Pelotas. 

 

Conforme a Sdeti, a ideia é ampliar o número de roteiros no município, valorizando ainda mais a história da cidade considerada a Capital Nacional do Doce e um patrimônio histórico e cultural brasileiro, lembrando que a tradição doceira de Pelotas foi reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil, pelo Iphan, em maio de 2018.

 

Turismo e cultura

 

O Pelotas Turismo Cultural foi criado para unir o setor de turismo a fim de desenvolver novos produtos, promover a cidade como atrativo cultural e valorizar a tradição de símbolos locais. A iniciativa envolve Sdeti, Secult e Sebrae, e prevê a realização de cursos de capacitação, promoção e qualificação de microempresários dos setores relacionados ao turismo. 

 

Segundo a chefe do setor de Eventos e Apoio a Atividades Turísticas, Mariana Veiga, o projeto destaca-se por envolver várias atividades e produtos culturais e turísticos, passando pela gastronomia, artesanato, tradição doceira e charqueadas. Entre 2017 e 2018, 46 empresas receberam workshops, capacitações e consultorias nas áreas de administração, gestão, boas práticas, marketing e finanças.  

 

O Prêmio 

 

O 1º Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo (MT), tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores público e privado e ao terceiro setor do turismo brasileiro. Além de projetos, foram condecorados também profissionais que tenham atuado de maneira criativa, inovadora e proativa em prol do desenvolvimento do turismo no país.   

 

O MT criou um Banco de Boas Práticas para divulgar as dez iniciativas com melhor classificação, por categoria. A ideia é dar visibilidade e multiplicar os casos de sucesso do setor, disponibilizando contatos, vídeos e materiais informativos apresentados pelos proponentes inscritos no certame. Das 241 propostas apresentadas, 70 podem ser consultadas no site. 

 

 

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/cultura_e_turismo/index.php?noticia=30171