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Papai Noel dos Correios inicia dia 23 no Rio Grande do Sul

Os Correios já estão trabalhando na tradicional Campanha de Natal que é realizada há 27 anos. No Rio Grande do Sul, as cartas poderão ser adotadas a partir do dia 23 de novembro. Os principais objetivos da campanha são promover a educação e o incentivo à escrita, além de atender aos pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social.

No estado, a partir de 2015, somente foram selecionadas cartas de crianças matriculadas na rede pública de ensino (educação infantil, creche, pré-escola e ensino fundamental – 1º ao 5º ano, sem restrição de idade) ou em instituições como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos localizados ou que atendessem a crianças em situação de vulnerabilidade social. Um dos motivos para essa mudança foi fazer com que os objetivos principais da campanha ligados ao incentivo à educação fossem cumpridos. Somente no ano passado, mais de 40 mil cartas enviadas por crianças matriculadas na rede pública de ensino ou em instituições foram adotadas pelos gaúchos.

Este ano, outra mudança será implementada. Os Correios irão receber as cartas das escolas e instituições selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado, pelas Secretarias Municipais de Educação de 87 municípios gaúchos e pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) da Prefeitura de Porto Alegre. Essa nova forma de seleção vai garantir maior interação entre os Correios e os órgãos de educação, além de ser uma forma ainda mais efetiva de alcançar o público-alvo da campanha, pois será mais fácil de descartar cartas escritas por adultos ou por crianças que não estejam em situação de vulnerabilidade social. Outro ponto que merece destaque é que a entrega dos presentes será realizada apenas nas escolas e instituições o que minimiza o risco de a entrega não ocorrer em razão de endereços incorretos, incompletos ou até mesmo ausentes.

Educação Básica de qualidade para todos

Os Correios começaram a estabelecer em 2010 parcerias com escolas públicas, creches e instituições que abrigam crianças em situação de vulnerabilidade social, buscando atender a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU): Educação Básica de qualidade para todos. Assim, a Campanha Papai Noel dos Correios foi deixando de ser meramente assistencialista e passou a ter uma função mais abrangente, permitindo à empresa oferecer uma contribuição maior à sociedade. Esse formato incentiva a permanência da criança na escola e estimula a redação de cartas manuscritas no ambiente escolar, desenvolvendo a habilidade da escrita.

Lançamento nacional 

A campanha acontece nas 28 diretorias regionais da empresa no país. As datas de início e término variam em cada estado. O lançamento nacional da campanha, por exemplo, será feito em São Paulo, na próxima sexta-feira, 11 de novembro. Já o evento de lançamento oficial da Campanha Papai Noel dos Correios no Rio Grande do Sul acontece no dia 23 de novembro.

Como funciona a campanha

Os Correios entram em contato com as escolas e instituições selecionadas pelas Secretarias de Educação e pela FASC para passar as orientações sobre a campanha. As cartas enviadas pelas escolas e instituições selecionadas são recebidas e lidas por uma equipe dos Correios. Na carta, a criança deve relatar sua história e fazer o pedido de brinquedos, material escolar, roupas, calçados ou bicicletas. Cartas com pedidos de alimentos em geral (cesta básica, ceias de Natal, etc.), ou equipamentos eletrônicos (computador, celular, tabletes ou câmeras fotográficas) não são aceitas. Também não são aceitas mais de uma carta por criança. Após a seleção das cartas, elas são disponibilizadas para adoção apenas nos locais indicados pela empresa. Os presentes são entregues pelos padrinhos no mesmo local em que a carta foi adotada para depois serem entregues pelos Correios nas escolas e instituições que participaram da campanha. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar o cumprimento desse critério, os endereços não são informados ao padrinho.

Seja um padrinho

Os gaúchos podem adotar as cartinhas que ficarão disponíveis nos pontos divulgados pelos Correios a partir do dia 23 de novembro. Em Porto Alegre, a adoção será realizada na Casinha do Papai Noel dos Correios, localizada no Espaço Cultural Correios (rua Sete de Setembro, 1020 – Térreo do Memorial do Rio Grande do Sul, no Centro Histórico). O horário será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30min e aos sábados, das 9h às 12h. Já no interior, a campanha acontece nos municípios onde existe estrutura operacional para a realização das entregas. Confira a tabela com os municípios participantes no arquivo em anexo.

Quem pode enviar cartinhas

Escolas e instituições selecionadas pela Secretaria Estadual de Educação do Estado, pelas Secretarias Municipais de Educação e pela Fundação de Assistência Social e Cidadania da Prefeitura de Porto Alegre.

Mais informações

Todas as informações oficiais sobre o Papai Noel dos Correios estarão disponíveis na página http://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios, a partir do dia 11/11. Também é possível esclarecer dúvidas através do e-mail papainoeldoscorreios-rs@correios.com.br.

Serviço

Campanha Papai Noel dos Correios no Rio Grande do Sul

Período: de 23/11 a 10/12

Fonte: Diário da Manhã