Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Blocos de Carnaval agitam o feriado em Pelotas

Mais um dia de folia descentralizada em Pelotas levou alegria, diversão e muita música para as ruas da cidade nesta terça-feira (5), feriado de Carnaval na maioria do país. O dia de festa começou no Centro, no entorno da praça Coronel Pedro Osório, com a apresentação do Bonde da Várzea, das 11h às 15h. Mais de duas mil pessoas foram responsáveis por colorir o cenário e marcar com entusiasmo o terceiro desfile do bloco no município. 

 

Dos pequenos aos mais velhos, todos aproveitaram a festa acompanhando o ritmo animado imposto pela bateria do Bonde da Várzea, que não deixou de fora nem as marchas clássicas do carnaval e nem os sucessos atuais, como ‘Jenifer’ – que fez o público se empolgar e cantar em coro ao redor da praça. Entre os foliões, o casal Diva e João Vieira, ambos com 80 anos. "Juntos, temos 160 anos, mas sobra vontade de aproveitar o carnaval”, contou João, brincando. A dupla permaneceu próxima à esquina da rua Félix da Cunha enquanto assistia a multidão passar e a cumprimentava com sorrisos largos. “Não é a primeira festa que vamos nesse ano... Estamos acompanhando desde o início”, confidenciou Diva.

 

 

 

Se a festa empolgou os mais velhos também conquistou os mais novos, como Sofia, de 3 anos. Ao lado dos pais Joice e Ronaldo Silva, a pequena estreou na folia pelotense e não queria ir embora tão cedo, disse a mãe. Reunir as famílias em um clima harmonioso e seguro é um dos objetivos do bloco, afirmou o conselheiro César Venzke. “Queremos que a tradição seja essa: um evento familiar, sempre no feriado e no entorno da Coronel Pedro Osório. Nosso desejo é relembrar os carnavais de rua de Pelotas, principalmente, com o uso das fantasias”, explica Venzke. E elas não faltaram; desde as mais conhecidas até as mais irreverentes. Os foliões aderiram a ideia e levaram ao Centro Histórico centenas de modelos diferentes de fantasias. As melhores foram premiadas com uma réplica em miniatura do Bonde, nas categorias individual e em grupo.

 

Memória viva

 

O bloco, retomado há alguns anos em Pelotas, foi criado no início da década de 60 na região da Várzea, no Porto. Um dos seus fundadores, Vilson Fernandes, de 92 anos, marcou presença na festa desta terça e, emocionado, relatou a alegria de ver o projeto mobilizar tantas pessoas, mesmo quase 60 anos depois. “Para mim é um orgulho e uma realização, ainda mais vendo essa nova geração participando e renovando o espírito do carnaval”, salientou.

 

Folia nos bairros

 

A festa seguiu durante o feriado nos bairros da cidade, com o bloco Norte Folia, nas Três Vendas; o Bonde dos Boloduchos, no Balneário dos Prazeres – que desfilou pelas avenidas Amazonas, Guanabara e Minas Gerais; e o bloco burlesco Fantasmão do Fragata, que se apresentou na avenida Duque de Caxias, entre as ruas Tenente Lira e General Vitorino. Na esquina das ruas Santa Clara e São Luiz, na Santa Terezinha, os foliões do Norte Folia já se preparavam para o desfile desde as 14h, com a concentração dos participantes. Criado em novembro de 2017, o bloco desfilou pela segunda vez em Pelotas, reunindo os amantes do carnaval e moradores das Três Vendas; desta vez, embalados pela temática do futebol. Uma das organizadoras do evento, Ozônia Severo, contou que a expectativa era mobilizar cerca de 500 foliões, considerando que, em 2018, aproximadamente 300 pessoas participaram da festa. O desfile, que iniciou às 17h, seguiu pela Santa Clara até a rua São Jorge.

 

Carnaval Fora de Época

 

Até esta quarta-feira (6), tudo deve estar pronto na Passarela do Samba, na rua Conde de Porto Alegre, no Porto, para receber os milhares de foliões pelotenses que aproveitarão a festa nos dias 8, 9 e 10 de março. Assim que finalizada, a estrutura passará pela vistoria do Corpo de Bombeiros, que dará o aval para a folia acontecer com segurança. Serão dispostos ao longo dos 300 metros da passarela, 100 camarotes, entre comuns e vips, com espaço para 12 foliões cada um. O desfile ocorre entre as ruas Visconde de Jaguari (local da concentração) e José do Patrocínio (via para dispersão). O Carnaval Fora de Época de Pelotas 2019 é uma realização da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), Prefeitura e produtora Bah! Entretenimento. 


 

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/cultura_e_turismo/index.php?noticia=30700