Barro Duro vulgo Balneário Nossa Senhora dos Prazeres tem suas origens na Estância Nossa Senhora dos Prazeres a qual era na época de propriedade do casal Luiz de Assumpção, neto do Barão de Jarau, e sua Esposa Amélia Augusta de Assumpção de Assumpção. No entanto, entre as Estâncias existentes, essa possui mais terras do que as demais porque é constituída de duas heranças, sendo que da parte de Amélia engloba o que pertenceu aos Fontoura (Etcheverry, 1979). Esta abrange o espaço compreendido entre a laguna dos Patos e o arroio Pelotas.
O Loteamento foi idealizado por Luiz de Assumpção, seguindo os mesmos passos dos cunhados Antônio Augusto de Assumpção e Arthur Augusto Assumpção, os quais lotearam, respectivamente, o Balneário Santo Antônio e Balneário Valverde.
Conforme certidão no Registro de Imóveis o loteamento inicia em 1953. Por motivos de saúde, quem deu seguimento para a conclusão do empreendimento foi seu genro, Dr. José Ottoni Ferreira Xavier, casado com Dona Maria de Lurdes Assumpção.
Conforme cadastro na Prefeitura Municipal, o responsável pelo projeto do Balneário Nossa Senhora dos Prazeres era Benjamim Cordeiro Dias.