Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
PENITENCIÁRIAS : União anuncia R$ 295 milhões para compra de equipamentos

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, anunciou, durante reunião ordinária do Colégio Nacional de Secretários de Segurança (Consesp), ontem a liberação de R$ 295,4 milhões aos Estados para compra de equipamentos para os sistemas penitenciários. Já existe a confirmação de que parte deste montante será destinado ao Rio Grande do Sul, para a aquisição de tornozeleiras eletrônicas, scanners corporais e bloqueadores de celular para os presídios gaúchos.

Parte dos equipamentos que serão adquiridos com recursos do governo federal já tem destino certo: o Complexo Penitenciário de Canoas. “Já há a determinação para que seja priorizada a instalação no complexo prisional. São cerca de 2,5 mil vagas prontas, que representam um diferencial neste momento de crise em nosso sistema prisional”, destacou o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer.

A intenção do Ministério da Justiça e Cidadania é repassar os recursos ainda nesta semana. Para o secretário, a agilidade na liberação dos recursos ilustra o entendimento do governo federal sobre a necessidade dar as condições necessárias para a execução de uma política nacional para a Segurança Pública. “Vivemos uma realidade caótica no sistema penitenciário, não só no RS, mas em todo Brasil. Trata-se do elo mais problemático da segurança pública. É emblemático presenciar esta mobilização, pois nos dá a certeza da compreensão do atual cenário”, completou.

Fonte: Diário da Manhã