Equipamentos apreendidos servirão de proteção à sociedade Equipamentos apreendidos servirão de proteção à sociedade
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
INICIATIVA HISTÓRICA - Judiciário oferece armas em doação para a Segurança

Equipamentos apreendidos servirão de proteção à sociedade

O Foro de Pelotas, em iniciativa histórica na cidade, ofereceu em doação 14 armas para órgãos de segurança pública. Até então, o Judiciário era responsável apenas por providenciar a inutilização dos artefatos apreendidos, mas esta realidade mudou com um decreto que autorizou no final de 2016 o repasse às forças policiais. Na cidade, o poder público irá utilizar a legislação para dar um novo uso aos equipamentos, anteriormente usados para cometer delitos, e que agora, poderão servir à proteção da sociedade.

O secretário de Segurança Pública (SSP), Aldo Bruno Ferreira, levou a demanda no início deste ano ao diretor do Foro, Marcelo Malizia Cabral, que consultou o Tribunal de Justiça e recentemente obteve a confirmação do procedimento e as orientações necessárias para colocar em prática a medida. A expectativa é de a ação se tornar comum no Município e caracterizar mais uma aliada do Pacto Pelotas pela Paz.  

“Este é um momento histórico, pois faremos com que as armas que foram usadas no crime passem agora a salvar vidas” afirmou Ferreira.

Brigada Militar, Exército, polícias Civil, Rodoviária e Federal estão autorizadas a se beneficiar da normativa. A destinação para agentes da Guarda Municipal e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) está em estudo e deve ser validada em breve via documento do diretor do Foro local. 

As duas instituições não são reconhecidas como órgãos de segurança na Constituição Federal, por isso Cabral irá recorrer a novas interpretações legais para comprovar que as corporações devem receber o mesmo status e legitimidade.

“Espero fazer desse momento uma rotina, pois entendo que uma arma, ao voltar para a força de segurança ao invés de ser inutilizada, é uma grande ação social que podemos fazer”, enfatizou Cabral.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/iniciativa-historica-judiciario-oferece-armas-em-doacao-para-a-seguranca/