Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵

ABIGEATO : Operação Avante Rural

ABIGEATO : Operação Avante Rural

A Operação Avante Rural: Combate ao Abigeato, Contrabando e Descaminho, da Brigada Militar, registrou, desde seu início, 469 prisões, apreensão de 64 armas de fogo, 4.788kg de carnes, 247 animais recuperados, 22.150 unidades de material apreendido de contrabando, 554 unidades de material apreendido de descaminho, apreensão de drogas sendo 7.436g de maconha, 784g de cocaína, 901g de crack. Neste período, foram abordadas 41.917 pessoas, montadas 1.655 barreiras, fiscalizados 23.366 veículos e visitadas 1.287 propriedades rurais.

A partir do conceito de operação permanente, visando ao enfrentamento qualificado aos grupos criminais citados pelos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva, e priorizados pelo Comando, a Brigada Militar intensifica as ações de polícia ostensiva visando à prevenção e repressão imediata aos delitos de abigeato, contrabando e descaminho em toda área de fronteira e divisa do estado.

Iniciada em outubro deste ano, no Comando Regional de Polícia Ostensiva do Sul, Fronteira Oeste, Missões, Fronteira Noroeste, Planalto, Serra, Central e Centro Sul, a Operação Avante Rural obteve êxito na redução dos índices de criminalidade e adquiriu importância maior no contexto operacional da Corporação, envolvendo aproximadamente 326 municípios.

De acordo com o subcomandante-geral da BM, coronel Andreis Silvio Dal’Lago, os meses de novembro e dezembro são os de maior incidência destes crimes no estado. “Esta Operação já é exitosa, em especial no aspecto qualitativo, pois trouxe tranquilidade e segurança num período de maior incidência criminal na área rural”.

O efetivo da Operação Avante Rural: Combate ao Abigeato, Contrabando e Descaminho conta com policiais militares que atuam de acordo com o planejamento dos respectivos comandantes das áreas de ação. Tem apoio do sistema de inteligência e da análise criminal, utilizando a metodologia do Programa Avante, ao priorizar as áreas de maior incidência delituosa, desenvolvendo ações de reforço localizado, podendo atuar em conjunto com outras instituições na esfera federal, estadual e municipal.

Fonte: Diário da Manhã