A qualidade da saúde pública de Pelotas foi reconhecida com dive..." /> A qualidade da saúde pública de Pelotas foi reconhecida com dive..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Rede de Saúde aumenta atendimento em Pelotas

A qualidade da saúde pública de Pelotas foi reconhecida com diversos prêmios neste ano. O programa Primeira Infância Melhor (PIM), que acompanha gestantes e crianças em vulnerabilidade social, recebeu o Prêmio Salvador Célia pela poesia “Visitação Domiciliar: A importância do olhar singular no desenvolvimento da criança”, feita por visitadores.

O projeto Nutrição no Ônibus, que oferece dicas nutricionais aos usuários do transporte coletivo, foi finalista na categoria Campanha de Educação e Prevenção do 11º Prêmio Saúde 2017.

Para auxiliar os pacientes crônicos a não perder a hora de ingerir seus medicamentos, a Prefeitura implantou o Dr Cuco, um aplicativo de celular que alerta, com o som do “cuco”, quando chega o horário programado. O app conta com mais de 23 mil usuários e está disponível gratuitamente para Android e iOS. Por meio do apoio da Comunitas e BrazilLab, o aplicativo foi desenvolvido pela empresa de tecnologias CUCO Health.

Para melhor receber usuários do sistema, as Unidades Básicas de Saúde Virgílio Costa, Vila Nova e Corrientes estão em obras.  

Neste ano, a comunidade ganhou mais uma unidade com o padrão da Rede Bem Cuidar. A UBS Guabiroba, reformada e ampliada, reabriu suas portas inserida no novo conceito. Acolhimento da livre demanda é o diferencial – não há mais distribuição de fichas e também são oferecidas oportunidades de participação em atividades físicas com apoio do projeto Vida Ativa, fisioterapeuta, tele-eletrocardiograma, e grupos de convivência com vistas ao autocuidado e ao bem-estar, com base nos princípios da prevenção e da promoção da saúde.  

 

A Guabiroba passou a contar com a Farmácia Distrital, com 157 tipos de remédios. Com esta, Pelotas possui seis farmácias distritais e uma central, com todos os medicamentos disponíveis na rede. São elas: Guabiroba, Pam Fragata, Simões Lopes, Bom Jesus, Lindoia e Navegantes.

Reduzir a lista de espera por cirurgias oftalmológicas continuou como uma das metas. Convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Bagé e atendimentos em Pelotas a realização de 1010 operações. Em Bagé, foram realizados 545 procedimentos, entre cirurgias de catarata, laser de retina e intervenções de grande porte. Em Pelotas, o Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficência realizou 465 cirurgias no mesmo período.  

Os atendimentos em oftalmologia foram dinamizados, devido à implantação do sistema de Teleoftalmo, que possibilita a realização de diagnósticos a distância. O novo serviço presta 24 atendimentos por dia, 12 pela manhã e 12 à tarde. A inauguração da sala de Teleoftalmo, no Centro de Especialidades, é fruto de parceria entre a Associação Hospitalar Moinhos de Vento e o Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), com apoio da Prefeitura e do governo do Estado. Em Pelotas, o projeto conta com apoio da Ótica Diniz, que possibilita que pacientes com erro de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada) recebam óculos gratuitamente. 

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/rede-de-saude-aumenta-atendimento-em-pelotas/