O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) realizou a compra de um foco ci..." /> O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) realizou a compra de um foco ci..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
HOSPITAL ESCOLA RECEBE NOVO FOCO CIRÚRGICO

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) realizou a compra de um foco cirúrgico, aparelho utilizado para iluminar o campo de atuação das cirurgias. O equipamento foi instalado na última sexta-feira, habilitando a sala de cirurgia que estava fechada. A aquisição contou com o apoio de doações realizadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), Amigas do HE e da Associação de Turma Médica (ATM) 2017/1 da Faculdade de Medicina da UFPel.

Cada sala cirúrgica é capaz de realizar em média quatro cirurgias de grande porte por dia. Durante dois meses uma delas permaneceu fechada, pela falta do equipamento, gerando um grande impacto, tanto na assistência como no ensino.

Segundo o engenheiro clínico do HE, Cleiton Garcia, o novo aparelho possui 144 power leds e Lentes de Fresnel, que garantem uma excelente luminosidade no campo operatório. “A tecnologia utilizada neste foco vai diminuir o custo de energia elétrica e manutenção”, destacou.

Para a coordenadora do GTH, Marli Nascimento, as ações promovidas pelo grupo buscam novas maneiras de colaborar com o hospital. Nesse caso, a verba doada foi resultado da 26ª edição do Brechó Solidário. “O nosso objetivo é colaborar com ações, sempre buscando novas maneiras de ajudar. Ficamos muito felizes em mais uma vez poder minimizar o sofrimento dos nossos usuários, pois com a aquisição desse equipamento, em parceria com os outros doadores, pudemos ver normalizada a fila de cirurgias”, acrescentou a coordenadora.

De acordo com a integrante das Amigas do HE, Helena Galho, o grupo trabalha em prol dos pacientes e que, neste caso, estavam precisando muito do novo aparelho. “Trabalhamos cerca de oito meses para arrecadar o valor doado”, disse a voluntária.

Representando a ATM 2017/1, Melinda Cabral, afirmou que o valor arrecadado para formatura ao longo do curso pela turma foi além do recurso investido entre colação, baile, entre outras despesas. Com isso, parte do saldo foi repassado ao HE, para completar o valor que faltava para a aquisição do foco. “Doamos o valor disponível assim que soubemos da necessidade do hospital. A turma foi unânime nessa decisão”, acrescentou a ex-aluna.

Melinda afirmou que espera que a atitude sirva de exemplo para incentivar as próximas turmas, para que elas mantenham um vínculo com a sua faculdade e hospital de formação, como acontece em outros países, em que os alunos seguem fazendo doações para melhorias estruturais de suas antigas universidades. “Assim como a Leiga, o HE foi a nossa segunda (às vezes primeira) casa, já que passávamos a maior parte do dia ou em um ou em outro lugar. O carinho por esses locais permanece! É uma forma mínima de dizer ‘muito obrigada’ por tudo o que os pacientes, funcionários e o próprio hospital em si nos proporcionou durante esses seis anos de formação”, finalizou.

A superintendente do HE, Vera Maria Freitas da Silveira salienta que, sem esta doação teria sido impossível reativar a sala cirúrgica, pois o  HE  não tinha  recursos de capital para  realizar  a compra por licitação, dentro da ótica pública, e não existia foco reserva no HE.

GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO

O Hospital Escola UFPel participa da Política Nacional de Humanização (PNH), do Ministério da Saúde, que busca efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários.

No HE, o GTH, que está em atividade desde 2002, é composto por pessoas interessadas em discutir os serviços prestados, a dinâmica das equipes de trabalho e as relações estabelecidas entre trabalhadores e usuários.

AMIGAS DO HE

O grupo Amigas do HE é composto atualmente por seis voluntárias que trabalham arrecadando fundos, visando doações e melhorias para o hospital que beneficiem os pacientes. Há 6 anos o grupo promove ações como brechós e vendas de bolachas.

Conforme a integrante Helena Galho, cerca de 370 pacotes de bolachas são comercializados, todas as terças-feiras, em uma sala ao lado do auditório do HE. Além dessas vendas, o grupo promove o Brechó das Amigas do HE, que acontece duas vezes ao ano.

Segundo Helena, dentre as melhorias proporcionadas por elas estão auxílio em reformas, bem como doações de medicamentos, cobertores, lençóis e travesseiros. “Todo o dinheiro arrecadado é para o benefício do paciente, para melhorar a vida dele no hospital”, finalizou ela.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/hospital-escola-recebe-novo-foco-cirurgico/