Nesta quarta-feira (8) ocorreu o ato de inauguração da mamografia do Hospital Esc..." /> Nesta quarta-feira (8) ocorreu o ato de inauguração da mamografia do Hospital Esc..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
HOSPITAL ESCOLA INAUGURA EQUIPAMENTO DE MAMOGRAFIA

Nesta quarta-feira (8) ocorreu o ato de inauguração da mamografia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), com o desenlace de fita na porta do serviço pelo reitor Pedro Curi Hallal, a superintendente do hospital Vera Maria Silveira, o diretor da Faculdade de Medicina Marcelo Capilheira e o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Jorge Soares Júnior. O equipamento está localizado na Faculdade de Medicina (Famed).

O aparelho de mamografia foi instalado em 2014, com o sistema analógico e processadora de químicos. À época, foram realizadas várias tentativas para que o aparelho operasse, entretanto, a processadora não funcionava e havia problemas de tensão. Neste ano, em ação conjunta realizada pela Unidade de Imagenologia e os serviços de Engenharia Clínica e Engenharia Civil, além do apoio da equipe de Tecnologia da Informação,  foi realizada a licitação e aquisição de uma processadora de imagens digital, que passou a incrementar o serviço. Os testes finais para implantação da digitalizadora foram iniciados em setembro e, no mesmo mês, já foi possível iniciar a oferta do serviço de mamografia.

Nos meses de setembro e outubro, o serviço de mamografia estava sendo oferecido apenas no turno da tarde, das 12h às 17h, contemplando uma agenda de 20 pacientes por dia. No entanto, com o aumento da equipe técnica admitida através do concurso público da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), esse número irá aumentar. Já em novembro, o serviço passa a funcionar nos turnos da manhã e da tarde, atendendo 30 pacientes por dia, a fim de que a qualidade do serviço seja avaliada com vistas a dobrar a oferta, tendo como meta 40 pacientes por dia.

Atualmente, a fila de espera por uma mamografia na região sul conta com mais de 2,5 mil mulheres. De acordo com Jorge Soares Júnior, a expectativa é diminuir esta fila de espera no primeiro semestre de 2018.

Para a superintendente do HE é gratificante poder contribuir com a saúde da comunidade, em especial nesse mês que passou, que foi o Outubro Rosa, quando já foram feitas diversas mamografias no novo equipamento, que passou a integrar toda a linha de cuidado do hospital, agora com a realização de diagnóstico do câncer de mama. “Agradeço a toda equipe que se empenhou para que fosse possível colocar em prática esse sonho, pois foi o esforço de muitas pessoas que possibilitou que esse mamógrafo fosse entregue à comunidade da nossa região nessa data”, disse ela.

O reitor destacou o papel assistencial da universidade para a comunidade regional, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, tornando possível dar mais suporte à população para reduzir fila de espera e diagnóstico precoce. Ele enfatizou também o papel de formação aos estudantes de Medicina, que poderão aprender com equipamento de alta qualidade no seu local de ensino. “Em questão de saúde pública, o impacto do câncer de mama, com alta incidência nas mulheres, que com o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura das nossas pacientes”, ressaltou.

O reitor destacou o papel assistencial da universidade para a comunidade regional, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, tornando possível dar mais suporte à população para reduzir fila de espera e diagnóstico precoce.

O diretor da Famed parabenizou o envolvimento de todos para a ativação do serviço que irá vincular ainda mais o ensino dos estudantes ao atendimento à população. “É de grande importância a localização do equipamento dentro da faculdade, que irá reforçar a formação dos nossos alunos para aprenderem a atuar nas diversas etapas da linha de cuidado em saúde da população, desde a consulta inicial, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e recuperação”, detalhou.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/hospital-escola-inaugura-equipamento-de-mamografia/