O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) agora conta com um novo s..." /> O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) agora conta com um novo s..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵

HEMODINÂMICA É OFERECIDA NO HUSFP

HEMODINÂMICA É OFERECIDA NO HUSFP

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) agora conta com um novo serviço. A instituição está oferecendo o serviço de Hemodinâmica em colaboração com a empresa Procardíaco.

Hemodinâmica refere-se a aplicação de técnica de cateterismo para realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Na área da cardiologia intervencionista, a hemodinâmica compreende procedimento minimamente invasivo que permite obter dados anatômicos e funcionais para amparar o diagnóstico de patologias do coração, estendendo-se muitas vezes na abordagem terapêutica.

O cateterismo cardíaco se ocupa de abordagens preventivas e também compõe importante ferramenta clínica na assistência das emergências cardíacas. O procedimento costuma durar entre 10 e 15 minutos e nos casos de Infarto Agudo do Miocárdio, aplicação mais convencional e conhecida do método, onde a obstrução de uma ou mais artérias do coração (coronárias) é identificada, a desobstrução pode ser realizada (angioplastia). Neste procedimento, muitas vezes se utiliza uma ortese conhecida como stent que pode ser compreendida como uma tela muito fina que ajuda a manter a permeabilidade do vaso (artéria coronária).

No que diz respeito ao infarto agudo do miocárdio, o tempo é fator preponderante na sobrevivência e manutenção da qualidade de vida dos pacientes, exatamente a maior virtude do método (cateterismo) que permite uma abordagem célere e resolutiva na maioria dos casos.

Benefícios importantes da Hemodinâmica:

  • - Tratamento de escolha no Infarto Agudo do Miocárdio;
  • -Menor custo em relação à técnica cirúrgica convencional;
  • -Redução de risco em relação ao procedimento invasivo (cirúrgico);
  • -Rápida recuperação pós procedimento;
  • -Redução no número e intensidade de seqüelas pós evento clínico;
  • -E a possibilidade de tratar pacientes idosos e com doenças crônicas graves.

Importante ressaltar que a hemodinâmica não limita-se ao tratamento das doenças do coração, alcança efeitos terapêuticos sobre todo o sistema cardiovascular encontrando aplicação também em doenças vasculares periféricas, neurológicas e oncológicas. Assim, muitas especialidades podem demandar pelo serviço: clínicos gerais, cardiologistas, neurologistas, angiologistas, entre outros.

O HUSFP realiza os seguintes procedimentos em Hemodinâmica:

  • -Procedimentos diagnósticos: cateterismo cardíaco (diagnóstico de doença arterial coronariana, diagnóstico de doenças estruturais do coração, medidas de pressões intracavitárias); biópsia endomiocárdica, arteriografia de vasos periféricos.
  • -Procedimentos terapêuticos: Angioplastia coronariana, angioplastia de vasos periféricos, retirada de corpo estranho intravascular, implante de marcapasso provisório. A angioplastia primária, tratamento de escolha para os pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio, deve ser realizada o mais rápido possível após o diagnóstico da enfermidade.

O serviço de hemodinâmica do HU irá atender, além das consultas e procedimentos particulares, os seguintes convênios: Unimed, Ipê, PrevPel, Fusex, Saúde Caixa, Bradesco Saúde, Centro Clínico, CABERGS, Postal saúde, Golden Cross, e Life Empresarial.

O serviço está disponível 24 horas para procedimentos de urgência. Se você quer saber mais informações sobre a Hemodinâmica no HU ligue para 2128-8317 e 2128-8371, ou pelo e-mail: procardiacohemodinamica@gmail.com. O Hospital Universitário São Francisco de Paula fica na Rua Marechal Deodoro, 1123. O Atendimento ocorre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/hemodinamica-e-oferecida-no-husfp/