Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde (SMS), promove o “D..." /> Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde (SMS), promove o “D..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
DIA D : HOJE TEM COMBATE ÀS HEPATITES VIRAIS

Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde (SMS), promove o “Dia D” de Combate às Hepatites Virais. Das 9h às 17h30min, o Largo Edmar Fetter será palco de ações que incluem a distribuição de materiais informativos sobre a doença e a aplicação de testes rápidos para hepatite tipo C. O objetivo é superar os resultados do ano passado, quando 340 exames foram feitos na comunidade que circulava pelo Centro da cidade.

Durante todo ano, a população pode procurar as unidades de saúde do município para realização de testes rápidos a fim de identificar as hepatites B e C, além da Sífilis e do HIV. Mensalmente, cerca de 850 são realizados em Pelotas, número considerado baixo pela equipe do programa IST/Aids/Hepatites.

Só em 2018, 69 casos relacionados a hepatite B foram identificados na cidade, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretária de Saúde, a maioria nos bairros Centro e Três Vendas. Na faixa etária dos 20 aos 59 anos, 3.387 usuários fizeram a vacina contra a doença, mas apenas 1.578 efetuaram a segunda dose.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades estão à disposição dos usuários para testagem rápida e vacinação contra as hepatites B e C. O evento de terça terá o apoio do Instituto Educacional Dimensão, que levará sua infraestrutura de saúde para o acolhimento da população.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/dia-d-hoje-tem-combate-as-hepatites-virais/