Foi com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama, pre..." /> Foi com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama, pre..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵

Câncer de mama: é preciso falar disso

Câncer de mama: é preciso falar disso

Foi com o objetivo de conscientizar a população sobre o câncer de mama, prevenir e promover a saúde da mulher que a campanha Outubro Rosa foi criada, em 1990, nos Estados Unidos. A partir de 2002, o Brasil também aderiu ao movimento. É com este intuito, também, que a Unidade Pelotas da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) veste, há 13 anos, a camiseta desta campanha e sai às ruas para propor a discussão e o alerta sobre este tema tão importante.

 

O câncer de mama, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o tipo mais comum entre as mulheres, no mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Por outro lado, as pesquisas do mesmo instituto comprovam que, se diagnosticado ainda na fase inicial, a chance de cura chega a 95%. 

 

 

 

A prevenção

 

Conforme o Ministério da Saúde, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis. Estima-se, por exemplo, que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver a doença, assim como evitar a obesidade, praticar regularmente exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

 

É preciso estar ciente que a mamografia -  recomendada pelo Ministério a partir dos 50 anos - é fundamental para detectar lesões precursoras, que antecedem o quadro do câncer de mama. Tão importante quanto, são os exames periódicos e complementares, que são essenciais para a prevenção a doença. 

 

Os alertas

 

Em todas as campanhas oficiais do Outubro Rosa, o discurso alerta à postura feminina, o que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas da doença, fundamental para a detecção precoce dessa doença, e lembra que alguns sinais e sintomas – que devem ser investigados – devem ser um alerta, como: nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença; estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída de líquido anormal das mamas. 

 

Outro fator importante a se considerar é que o câncer de mama também acomete homens, apesar de raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. 

 

Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento da doença são: falta de atividade física, tabagismo, má alimentação, peso corporal acima do indicado, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos. 

 

Aapecan Pelotas

 

Durante todo o mês, a Unidade Pelotas da Aapecan, realiza várias ações, palestras, reuniões e programas educativos em prol da conscientização das mulheres sobre o tema, em mais de 15 municípios da região. 

 

A unidade da Aapecan, em Pelotas, foi inaugurada em outubro de 2005 e hoje possui mais de 3,2 mil famílias cadastradas na Região Sul. A associação possui um trabalho voltado a seus usuários e familiares, prestando assistência social, orientação jurídica, apoio psicológico, reiki, oficinas terapêuticas, grupo de convivência, auxílio com fraldas geriátricas, suplementos alimentares e medicamentos, sempre de acordo com a necessidade de cada usuário. No município, a entidade está localizada na rua Barão de Santa Tecla, 821, no Centro. 

 

Para mais informações sobre a campanha do Outubro Rosa da Associação, entre no facebook (@aapecan.pelotas) ou ligue para o telefone (53) 3026-2965.  

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/saude/index.php?noticia=28891