Uma reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-..." /> Uma reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Prefeita decreta situação de emergência na terça em Pelotas

Uma reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) foi convocada pela prefeita Paula Mascarenhas, no fim da tarde da segunda-feira (28), no Salão Nobre do Paço Municipal, para discutir a crise no abastecimento, provocada pela paralisação dos caminhoneiros, e os seus efeitos na manutenção dos serviços públicos essenciais. Além dos órgãos de segurança pública de Pelotas, participaram os secretários da administração direta, que apoiaram a decisão da prefeita em decretar situação de emergência preventiva. O documento será assinado nesta terça-feira (30).

 

A partir da medida, será possível fazer a compra de material e insumos por dispensa de licitação, o que garante celeridade no processo. Dessa maneira, o gás de cozinha que está em falta nas secretarias de Saúde (SMS), Educação e Desporto (Smed) e Assistência Social (SAS) pode ser adquirido de outros fornecedores, por exemplo, agilizando a compra e a normalização das atividades.

 

 

 

Paula afirmou entender a movimentação dos caminhoneiros e a grave situação vivida no país, mas que como gestora pública sua preocupação principal é com a população pelotense, e por isso espera que o governo federal não encaminhe soluções que punam os municípios.

 

“Decidi fazer o decreto, algo que nos permite ter mais agilidade em compras de materiais e insumos que começam a faltar, já que só podemos realizar compras a partir de licitações. Essa reunião foi importante para podermos compartilhar informações. Enfrentamos a situação da melhor forma possível e não estamos sozinhos”, disse a prefeita.

 

Pela manhã a chefe do executivo já tinha informado que será enviado um memorando a todas as secretarias, recomendando tolerância com atraso de servidores e com faltas devidamente justificadas, para que não haja corte do ponto. 

 

Guarda Municipal, Brigada Militar e Exército organizam operações estratégicas para escoltar os caminhões que queiram circular até o município e que auxiliarão na prestação eficiente de serviços. O objetivo é evitar o enfrentamento e manter o diálogo com os grevistas de forma pacífica. O transporte dos químicos para o tratamento de água deve ser uma das prioridades, bem como a destinação correta dos resíduos coletados pela equipe do Sanep, que já chegam à duas mil toneladas.

 

Transporte coletivo funciona até o feriado

 

O transporte está garantido para terça (29) e quarta-feira (30). Os ônibus adotam os horários da tabela de sábado e não haverá o "corujão" - o último horário de saída do Centro será à meia-noite e meia (0h30min). Na quarta o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) fará uma nova avaliação caso a situação do desabastecimento continue. 

 

Urgência e emergência mantêm atendimentos

 

UPA, Ubai e o Pronto Socorro de Pelotas continuam atendendo a população até o domingo (3). As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade funcionam normalmente até quarta-feira (30), e nas UBSs da zona rural haverá o revezamento das equipes, devido à dificuldade dos profissionais de se deslocarem até os postos; nesta terça (29) estarão abertas as UBSs Osório, Maciel, Grupelli e Corrientes. 

 

Os veículos da SMS foram abastecidos no sábado (26). Apesar disso, como não é possível prever até quando será necessário racionar combustível, a prioridade é para casos de urgência, transplante de órgãos e o transporte de pacientes que utilizam a hemodiálise. 

 

Aulas canceladas nas escolas municipais

 

A Rede Municipal de Ensino não terá aulas na terça e quarta-feira (29 e 30) desta semana, devido às dificuldades decorrentes do desabastecimento de combustível e diversos itens. A suspensão das aulas será reavaliada durante a semana e, se os caminhões com mantimentos e gás chegarem ao Município para realizar o abastecimento, serão retomadas as atividades escolares na segunda-feira (4 de junho). 

 

Coleta de lixo garantida até terça-feira

 

O atendimento segue em horário reduzido: das 12h30min às 18h30min. O serviço de coleta seletiva no perímetro urbano e de resíduos na zona rural permanecem suspensos. O recolhimento de lixo nos Ecopontos paralisou a partir desta segunda-feira (28). A coleta de resíduos orgânicos está sendo feita em toda a cidade e o Sanep garante esse serviço normalmente até terça (29).

 

Assistência Social continua os atendimentos

 

Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Cadastro Único funcionarão de forma limitada - os atendimentos que exijam deslocamento de servidores não serão realizados. Com a dificuldade de receber alimentos por conta da paralisação dos caminhoneiros nas estradas, o Restaurante Popular utiliza itens do seu estoque para garantir almoço das pessoas em situação de vulnerabilidade até a quarta-feira (30). A falta de gás de cozinha poderá comprometer o funcionamento dos 11 abrigos municipais.

 

Serviços urbanos prejudicados

 

A Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI) está sem material de iluminação e saibro para a manutenção das vias. Os servidores que realizam a coleta de galhos e sacarias (material das lixeiras) enfrentam dificuldades.

 

Rodoviária segue operando

 

As viagens intermunicipais funcionam com os horários de sábado nos dias normais e, de domingo, no final de semana. A Estação Rodoviária de Pelotas adotou a suspensão do serviço de encomendas, enquanto a paralisação nas estradas permanecer.

 

Reforço na segurança

 

A fim de garantir o abastecimento da população nos postos que já contam com combustível, os órgãos de segurança manterão um reforço no entorno dos locais para evitar desentendimentos. As redes estão sendo orientadas a liberar 20 litros por veículo, como forma de distribuir a gasolina para mais pessoas e evitar o estoque do produto.

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/politica/index.php?noticia=26888