Na semana seguinte do reconhecimento do Conjunto Histórico de Pelotas como patrimô..." /> Na semana seguinte do reconhecimento do Conjunto Histórico de Pelotas como patrimô..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Pelotas: Reforma do Castelo Simões Lopes se inicia em julho

Na semana seguinte do reconhecimento do Conjunto Histórico de Pelotas como patrimônio nacional, a cidade recebe outro anúncio positivo: o Castelo Simões Lopes começará a ser requalificado, a partir do mês de julho. A notícia foi apresentada pela diretora de projetos do Instituto Eckart, Clarice Ficagna, durante reunião com a prefeita Paula Mascarenhas, na tarde desta segunda-feira (21).

 

A requalificação orçada em R$ 800 mil, inicialmente, será dos muros, garagem e jardins, sendo custeada pela indústria arrozeira da região. O envolvimento dos industriários está justificada no fato de o local ter sido residência de Augusto Simões Lopes, irmão de Ildefonso Simões Lopes, precursor na produção de arroz em larga escala no Rio Grande do Sul.

 

 

 

O prédio do Clube Comercial, que tem sofrido com a ação do tempo, também está previsto para receber investimentos em restauração. Neste caso, ainda não existe previsão de verba, pois o edital para captação de recursos será lançado em breve.

 

Os secretários de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (Sdeti), Fernando Estima, e de Cultura (Secult), Giorgio Ronna, também participaram da reunião. 

 

Reformas anunciadas

 

No dia 13 de junho, o estande da Prefeitura, na 26ª Fenadoce, sediará a cerimônia de lançamento da reforma do Castelo Simões Lopes. O ato está marcado para às 17h, e também servirá para atualizar o público das próximas ações envolvendo o restauro e a requalificação de outros prédios históricos. 

 

O castelo

 

O Castelo Simões Lopes foi construído em 1922, projetado pelo arquiteto alemão Fernando Rullman. O prédio serviu de residência ao político brasileiro Augusto Simões Lopes e também hospedou personalidades como Washington Luís e Getúlio Vargas. 

 

O prédio, que atualmente está desocupado, também abrigou diversas entidades culturais e assistenciais. 

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/politica/index.php?noticia=26770