A solução na união de esforços. Esta &..." /> A solução na união de esforços. Esta &..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Parceria irá melhorar a rede elétrica de duas mil escolas no RS

A solução na união de esforços. Esta é a ideia central de um termo de cooperação assinado, na última quarta-feira (21), entre o governo do Estado e oito instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul. Com isso, cerca de duas mil escolas estaduais - quase 90% da rede de ensino - vão receber obras para melhorar e consertar a rede elétrica. Problemas simples e complexos serão resolvidos, levando mais conforto, segurança e tecnologia para milhares de alunos. 

 

Tudo começou com a criação de uma força-tarefa liderada pelas secretarias de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Educação e Obras, Saneamento e Habitação. A equipe fez um diagnóstico das condições elétricas das escolas e propôs uma parceria com as faculdades.



O levantamento começou em 2016, como explicou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Carlos Búrigo. “Tínhamos R$ 200 milhões do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para serem aplicados num prazo muito enxuto e não tínhamos projeto. O governo anterior captou os recursos, mas não tinha os projetos. Além disso, devo dizer que a nossa força de trabalho interna é muito reduzida, ou seja, precisávamos, nesse caso especificamente, de engenheiros elétricos. Daí surgiu a ideia de fazer uma parceria com as universidades, trazendo os alunos do curso de Engenharia Elétrica para aplicar aquilo que estão aprendendo na elaboração dos projetos. Sempre monitorados pelos professores e pelos nossos engenheiros. Isso vai permitir que a gente tenha uma produção muito maior dentro de um tempo menor. Era um absurdo termos as demandas nas escolas, termos o dinheiro e não termos a capacidade técnica para executar as obras. Então, focamos na gestão, usamos criatividade e pedimos, sem nenhum constrangimento, ajuda para a sociedade, mais especificamente para as universidades”, elucida. 

 

Os universitários interessados foram contratados como estagiários pelo governo gaúcho. Ao todo, foram abertas 75 vagas em todas as regiões do Estado. Em algumas cidades, o trabalho já começou. O reitor da Universidade de Passo Fundo, professor José Carlos Carles de Souza, destacou a integração entre os setores público e privado. “Isso faz parte da missão das universidades, que é justamente a prestação de serviço para a comunidade. É dever do Estado estar presente e oferecer o serviço, mas podemos potencializar isso com nossos alunos, nossos professores e nossa inteligência. Podemos, sim, contribuir e dar uma resposta mais rápida à sociedade. Os alunos da Engenharia Elétrica irão até as escolas para levantar os dados e serão monitorados pelos professores. Depois, os projetos serão validados com os técnicos do Estado antes de dar início às obras”, afirmou. 

 

A estimativa é que cada estagiário apresente três projetos por mês. Quando forem finalizados, o Estado fará licitação para definir quais empresas ficarão responsáveis pela execução das obras. O repasse inicial será de R$ 40 milhões, com prioridade para os casos emergenciais. Há situações, por exemplo, em que computadores e condicionadores de ar estão instalados, mas não podem ser ligados porque a rede elétrica, antiga em muitos casos, não suporta. Algumas obras devem ser concluídas até o fim do ano. 

 

Para o governador José Ivo Sartori, todos saem ganhando. “Sempre digo que, com foco, união e criatividade, podemos vencer as burocracias e avançar muito. Não posso deixar de agradecer às universidades pela sensibilidade e compreensão. É uma grande atitude de gestão, focada na eficiência da aplicação dos recursos e na melhoria dos serviços entregues para a sociedade. Essa parceria vai qualificar a rotina de milhares de crianças e jovens. É uma excelente notícia para a volta às aulas”, disse. 

 

As universidades parceiras são: 

 

- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

 

- Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS)

 

- Universidade de Caxias do Sul (UCS)

 

- Universidade de Passo Fundo (UPF)

 

- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

 

- Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

 

- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense (IFSul) Pelotas

 

- Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/politica/index.php?noticia=25602