O setor lácteo do Rio Grande do Sul enfrenta problemas, agravados pela crescente importa..." /> O setor lácteo do Rio Grande do Sul enfrenta problemas, agravados pela crescente importa..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Audiência pública em São Lourenço do Sul debate problemas da cadeia do leite

O setor lácteo do Rio Grande do Sul enfrenta problemas, agravados pela crescente importação de leite em pó. Em consequência disso, nos dois últimos anos, o número de famílias no setor diminuiu de 121 mil para 105 mil e a produção sofreu retração de 2%, de 4,7 bilhões para 4,6 bilhões de litros ao ano.

Lideranças da cadeia produtiva criticam a paralisia das atividades do Instituto Gaúcho do Leite e do Fundoleite e estão preocupadas com os efeitos do PL 214, que prevê a redução em até 70% dos créditos presumidos para a atividade leiteira, e seus impactos na receita dos municípios, estimados em R$ 180 milhões. 

Estas e outras questões serão debatidas na próxima quinta-feira, 6 de julho, a partir das 19h, no salão da Comunidade Católica do distrito da Boa Vista, em São Lourenço do Sul. A audiência pública da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa foi proposta e será coordenada pelo deputado Zé Nunes (PT).

O objetivo é reunir informações e encaminhamentos a serem apresentados ao governo estadual para buscar soluções para a crise do setor, considera a pior das duas últimas décadas. Audiência semelhante foi realizada em Lajeado, no Vale do Taquari, no dia 22 de maio.

 

Fonte: https://www.jornaltradicao.com