A preocupação com a preservação do meio ambiente tem pautado a maio..." /> A preocupação com a preservação do meio ambiente tem pautado a maio..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Vereador de Pelotas quer fim dos canudinhos de plástico

A preocupação com a preservação do meio ambiente tem pautado a maioria das ações do vereador Roger Ney (PP) na Câmara Municipal. Nesta semana, o parlamentar encaminhou mais uma proposta do tipo ecologicamente correta. Está protocolado no Legislativo o projeto de lei pelo qual o edil propõe a “obrigatoriedade de fornecimento aos seus clientes, pelos restaurantes, lanchonetes, bares e similares, barracas de praia e vendedores ambulantes, de canudos de papel biodegradável e/ou reciclável individualmente e embalados com material semelhante”, em Pelotas. 

 

Na proposta, o vereador reafirma a obrigatoriedade de substituição de todos os canudos disponíveis ao consumidor por materiais biodegradáveis no prazo de até seis meses a partir da publicação da lei proposta pelo projeto. O descumprimento ao disposto na lei de ideia do parlamentar sujeitará os infratores à multa equivalente a entrega de uma tonelada de ração animal - cães ou cavalos - ao Canil Municipal. A reincidência dobrará a penalidade.

 

 

 

“O foco da nossa preocupação é a saúde, do meio ambiente e, por conseguinte, da população. Canudos plásticos contêm produtos químicos capazes de provocar diversos problemas, como câncer de mama, de próstata, diabetes, doenças cardíacas e vários outros comprometimentos à saúde da população”, salienta o vereador.

 

Ainda na sua justificativa, Roger Ney defende o uso do papel biodegradável por ser esse de fácil e natural decomposição. “São materiais substituíveis, que podem ser reutilizados, sem causar nenhum dano à saúde ambiental e da população”,  conclui.

 

Caso aprovada e sancionada, pela lei proposta por Roger Ney, Pelotas será uma das primeiras cidades do país a implantar a ecológica medida. No Rio de Janeiro, a Câmara aprovou recentemente projeto semelhante. 

 

Histórico 

 

Dentre as marcas já registradas pelo vereador em favor do meio ambiente, constam a Lei 6234/2015, a qual torna obrigatório que novos prédios públicos no município de Pelotas possuam sistema de aproveitamento de água da chuva; 6292/2015, que também torna obrigatório que novos prédios públicos, em Pelotas possuam sistema de capacitação de energia solar. A Lei 6517/2017 incentiva o uso de tijolos ecológicos na construção de imóveis. 

Fonte: http://www.jornaltradicao.com.br/site/content/rural/index.php?noticia=27129