AAPECAN VESTE A CAMISETA DO MOVIMENTO OUTUBRO ROSA PARA PROPOR A DISCUSSÃO E ALERTA..." /> AAPECAN VESTE A CAMISETA DO MOVIMENTO OUTUBRO ROSA PARA PROPOR A DISCUSSÃO E ALERTA..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵

UM MÊS PARA DEBATER O CÂNCER DE MAMA

UM MÊS PARA DEBATER O CÂNCER DE MAMA

AAPECAN VESTE A CAMISETA DO MOVIMENTO OUTUBRO ROSA PARA PROPOR A DISCUSSÃO E ALERTA À PREVENÇÃO DA DOENÇA

De acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), até o último mês de 2018, serão diagnosticados 60 mil novos casos de Câncer de Mama no Brasil. É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no mundo, depois do de pele não melanoma. São informações e índices preocupantes e que devem ser, incansavelmente, debatidos pela população, no objetivo de disseminar o hábito de prevenção e promoção da Saúde da Mulher.

Foi nesse intuito, de conscientização da população sobre a doença, que a campanha Outubro Rosa foi criada, em 1990, nos Estados Unidos (EUA). É com este objetivo, também, que a Unidade Pelotas da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) veste a camiseta do movimento e sai às ruas para propor a discussão e o alerta sobre este tema tão importante.

Entre tantos momentos, este é singular: são 31 dias para os municípios da Metade Sul, junto ao mundo, ficarem mais cor-de-rosa. A cor do movimento – que dá nome também à campanha – junto ao tradicional laço, tem a força de motivar a batalha para garantir às mulheres um atendimento médico digno, com assistência adequada e um suporte emocional capaz de ampará-las, seja durante a prevenção, o diagnóstico ou o tratamento.

Toda ação – desde a iluminação de uma cidade, folhetos explicativos, campanhas em mídia até palestras e eventos – é válida para divulgar a importância de que se detectado ainda na fase inicial, o Câncer de Mama pode alcançar até 95% de chance de cura.

“Precisamos falar do Câncer de Mama com transparência. Alertar, informar, e compartilhar os avanços da Saúde e a importância da prevenção. Precisamos, nós da Associação, também falar sobre as possibilidades do nosso apoio à essas mulheres”, explica o coordenador da Aapecan Metade Sul, Fabiano Gerbaudo.

O CÂNCER DE MAMA

                Segundo o Ministério da Saúde, o Câncer de Mama é o tipo mais comum e uma das principais causas de morte em mulheres. A informação também esclarece que a Mamografia é fundamental para detectar lesões precursoras, que antecedem o quadro da doença. Por este motivo, tão essenciais na prevenção.

Em todas as campanhas, o discurso alerta à postura feminina, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de Câncer de Mama, fundamental para a detecção precoce dessa doença, e lembra que alguns sinais e sintomas – que devem ser, sempre, investigados – devem ser um alerta, como:

Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; Alterações no bico do peito (mamilo); Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; Saída de líquido anormal das mamas.

Outro fator importante de se considerar é que o câncer de Mama também acomete homens, apesar de raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

COMO SURGIU O MOVIMENTO OUTUBRO ROSA

                A campanha Outubro Rosa foi criada, em Nova Iorque, na década de 90, como forma de encorajar a população a conhecer melhor esse tipo de câncer. Apenas em 2001, o Brasil aderiu ao movimento anual, com o objetivo de pulverizar o país sobre a importância da prevenção e a detecção do Câncer de Mama, e mais recentemente sobre o Câncer de Colo do Útero, em seus estágios mais iniciais, quando a chance de cura é maior.

SAIBA MAIS SOBRE A AAPECAN

                Durante todo o mês, a Unidade Pelotas, realiza várias ações, palestras, reuniões e programas educativos em prol da conscientização das mulheres sobre o tema, em mais de 15 municípios da região.

A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer foi criada em março de 2005, por um grupo de voluntários, em Caxias, que perceberam a carência de amparo aos pacientes oncológicos em estado de vulnerabilidade social. Em Pelotas, a Ong que sobrevive apenas de doações, foi inaugurada em outubro de 2005 e hoje possui mais de 3.2 mil famílias cadastradas na Região Sul. A associação, que abrange hoje o estado inteiro com 14 unidades – destas, 10 possuem Casas de Apoio – possui um trabalho voltado a seus usuários e familiares, prestando assistência social, orientação jurídica, apoio psicológico, reiki, oficinas terapêuticas, grupo de convivência, auxílio com fraldas geriátricas, suplementos alimentares e medicamentos, sempre de acordo com a necessidade de cada usuário. No município de Pelotas, a entidade está localizada na rua Barão de Santa Tecla, 821, no Centro.

PARA FAZER CADASTRO: A entidade apoia pessoas com câncer, em estado de vulnerabilidade social, em todo o estado. Para receber os benefícios e o amparo, é necessário comparecer na Unidade mais próxima, e preencher um cadastro.

PARA DOAR:  Os recursos mantenedores desta instituição são efetivados por meio de arrecadações junto à comunidade, ligações feitas pelo telemarketing, doações espontâneas em gêneros e ou financeiros, parcerias, campanhas e promoções. Mais informações pelo telefone (53) 3026.2965.

Fonte: http://diariodamanhapelotas.com.br/site/um-mes-para-debater-o-cancer-de-mama/