O 8º Seminário de Turismo Rural na Costa Doce ocorreu nesta terça-feira (11)..." /> O 8º Seminário de Turismo Rural na Costa Doce ocorreu nesta terça-feira (11)..." />
Digite a Categoria / Nome da Empresa / Produto / Serviço
Selecione ⤵
Seminário discute e promove o Turismo Rural na Costa Doce

O 8º Seminário de Turismo Rural na Costa Doce ocorreu nesta terça-feira (11), na 91ª Expofeira, no auditório Juntos para Competir, na Associação Rural de Pelotas (ARP). Representantes do setor discutiram as potencialidades turísticas de Pelotas e região.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, destacou que o Turismo oferece a oportunidade de gerar emprego e renda. “O objetivo é captar recursos de fora para dentro. Pelotas conquista cada vez mais seu espaço na área”. 

       O presidente da ARP, José Luiz Kessler, ressaltou que o Turismo tem uma conexão direta com as atividades produtivas. “Temos um grande potencial como território. Esse seminário promove a integração regional e a Associação quer transformar a Expofeira em um encontro do desenvolvimento”.

    Durante todo o dia, os painéis apresentaram cases do Turismo na região. O proprietário do Sítio Amoreza, Pedro Vieira, falou sobre o roteiro Morro de Amores, em Morro Redondo. O local abre as portas para visitantes desfrutarem de oficinas de permacultura, café colonial, roteiro de educação ambiental e eventos. “A gente quer estimular a nossa região sem perder as raízes. Temos que desenvolver a cultura de fazer turismo nos nossos próprios locais de vivência”, analisou. O roteiro conta com 14 empreendimentos, dentre sítios, restaurantes e pousadas.

    Os outros painéis abordaram os temas “Novos produtos turísticos - Museus e Resgate da História da Família”, “Integração da Cidade ao Campo”, “Resenha do Cadastramento do Turismo Rural”, “Programa Partiu RS – RBSTV” e “Via Ecológica Serra dos Tapes”. Ao meio-dia, foi realizada a reunião-almoço do Arranjo Produtivo Local (APL) Costa Doce, para o planejamento de ações do primeiro semestre de 2018. A programação também contou com Oficinas de Gastronomia e Hotelaria da UFPel, e apresentação da Invernada Mirim do CTG Cancela Grande do grupo Stipa (Morro Redondo). A organização do Seminário é da Sdet, Cavaleiros da Costa Doce e Sebrae.

Fonte: http://www.pelotas.rs.gov.br/noticias/detalhe.php?controle=MjAxNy0xMC0xMQ==&codnoticia=47025